29.8 C
Campo Grande
domingo, abril 28, 2024
InícioJustiçaTJMS passa por auditoria e recebe recomendação para certificação ISO

TJMS passa por auditoria e recebe recomendação para certificação ISO

Depois de passar por uma exigente e completa auditoria, o Tribunal de Justiça de MS recebeu recomendação de certificação ISO 9001:2015 e ISO 37001:2016 e será o primeiro tribunal de justiça brasileiro a receber tais certificações. O anúncio foi feito pelos auditores, nesta sexta-feira, dia 29 de julho, para o juiz auxiliar da Presidência do TJ, Eduardo Eugênio Siravegna Jr, e diretores de todas as áreas, em reunião no Salão Pantanal. A Certificação cumpre uma das metas do presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar, para o biênio 2021/2022.
 
Os auditores Airton Mondadori Filho e Lidiane Dalcin, da QMS Certification Services, encarregados de verificar a conformidade dos requisitos para a certificação, passaram a semana visitando todas as secretarias e gabinetes verificando as conformidades.

Mondadori destacou a transparência na demonstração de todas as evidências que se faziam necessárias para verificação da integridade do sistema de gestão do TJMS, ressaltando o engajamento e o comprometimento de todos os envolvidos. “Não poderia deixar de destacar o empenho desde a pré-auditoria, com muito trabalho e dedicação. Fizemos centenas de auditorias em empresas privadas e órgão públicos e é notório o trabalho do TJMS com o sistema de gestão integrado. Vocês estão de parabéns. É muito difícil de se ver um sistema de gestão como vimos aqui. O trabalho de cada área foi feito com maestria”.

A dupla comentou os itens avaliados, destacando de forma positiva a infraestrutura do órgão, o cuidado com a documentação, a preocupação em capacitar os servidores e o engajamento da alta direção e de todo o pessoal. O auditor elogiou ainda a condução do processo de obtenção da ISO pelo TJMS e esclareceu que, após a recomendação, será necessário aguardar prazo de até 60 dias para o recebimento do certificado, devidamente validado pela matriz da QMS, na Austrália.

Ao final, os auditores ressaltaram que a obtenção da ISO 9001:2015 (Gestão de Qualidade) e da ISO 37001: 2016 (Gestão Antissuborno) é apenas o começo de um novo e maior desafio, a manutenção do certificado, pois o certificado tem validade de três anos, mediante auditorias anuais.

Em nome do presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar, falou o juiz Eduardo Siravegna agradecendo o trabalho dos auditores e da certificadora que permitirá ao Tribunal de Justiça de MS dar um salto gigantesco de qualidade e, mais uma vez, ocupar o devido lugar de vanguarda a que tem direito no cenário nacional. “Agradeço à empresa certificadora e aos auditores os elogios dirigidos ao TJMS e parabenizo cada um dos servidores e suas equipes, em todas as áreas, pelo empenho ao se envolverem nesse projeto. É uma felicidade muito grande, principalmente para o presidente do TJ, que tinha o anseio dessas certificações. Parabéns a todos”, enfatizou Siravegna.

O diretor-geral do TJMS, Marcelo Vendas Righetti, ressaltou que cada área, cada servidor, tem uma participação muito grande nessa conquista, pois todo o processo para se alcançar a certificação foi construído do zero. “Pouco mais de um ano depois, alcançamos o reconhecimento de muito trabalho. Foi uma construção com o engajamento de todos. Um desejo do presidente do TJ foi abraçado por todos e chegamos a esse momento, em uma demonstração do comprometimento da equipe do Tribunal de Justiça”.
 
Entenda – A ISO – International Standardization Organization – é uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas, com o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas. Sempre com o foco na inovação, oferecem soluções para os desafios globais.

A ISO já publicou mais de 22 mil padrões internacionais, de uso mundial, abrangendo quase todas as indústrias, desde tecnologia até segurança alimentar, agricultura e cuidados de saúde.

Dentre todos os padrões, destaca-se a Norma ISO 9001:2015, hoje a norma com o maior número de organizações certificadas em todo o mundo, por ser aplicável a todo tipo de organizações públicas e privadas, indústria, comércio e serviços.

Esta é a norma base para o estabelecimento do Sistema de Gestão da Qualidade. Para obter esta certificação, todas as atividades da instituição devem ser pautadas em um padrão de qualidade e assim, como resultado, haverá serviços com características superiores.

A norma tem como objetivo a implantação de um sistema de gestão da qualidade propiciando a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, aumentar a satisfação de seus serviços oferecidos.

A ISO 37001:2016 tem por objetivo apoiar as organizações a combater o suborno, a partir de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis vigentes, com o auxílio de requisitos, políticas, procedimentos e controles adequados para lidar com os riscos de suborno. Esta certificação pode não garantir a erradicação do suborno, mas auxilia as organizações a implementarem medidas eficazes para preveni-lo.

A certificação nesta norma ajuda a organização a evitar ou a mitigar os custos, riscos e danos de envolvimento com suborno, promover a confiança e melhorar a sua reputação. O atendimento à ISO 37001 é uma demonstração de que a organização está comprometida em adotar controles eficazes, pautados em padrões internacionais, para combater o suborno em todas as suas formas.Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular