29.8 C
Campo Grande
terça-feira, maio 7, 2024
InícioEconomiaComércioSelo do SIM permite expandir mercado, diz fabricante de embutidos certificado pela...

Selo do SIM permite expandir mercado, diz fabricante de embutidos certificado pela Prefeitura

Mais cinco estabelecimentos receberam nesta terça-feira (5) a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a partir de hoje têm a autorização para comercializarem seus produtos dentro dos estabelecimentos de Campo Grande. Com essas já são 36 empresas certificadas.

Há um ano na indústria alimentar dedicado a fabricação de embutidos de carne de porco, Everson Flack da empresa Nostra Charcuteria recebe o Selo do SIM e comemora a certificação. “Antes da Charcuteria nós tínhamos um restaurante e sentimos a necessidade de novos produtos. A charcuteria tem produção de copa, lombo defumado e maturado, salame italiano, e também o salame tipo colonial que é uma tradição de família. E com o SIM conseguimos regularizar nossas vendas para não ser informal e agora posso abranger todo o comércio de Campo Grande”, destaca ele que já tem parceiros para vender os produtos em mercados e buffets.

Com dois funcionários, Everson conta que a produção é artesanal. “Eu não tenho muito produto parado, é de acordo com a demanda. Hoje são produzidos 40 kg por vez de defumados e 30 kg de salame. Geralmente a produção é quinzenal”.

Quem também recebeu a certificação foi a Distribuidora Nazário, de fabricação de produtos cárneos. No mercado há 20 anos o estabelecimento conseguiu a renovação do SIM, como explicou o empresário Fernando Henrique Nazário. “Antes a fiscalização era realizada pela equipe de saúde e com a legislação municipal tem um órgão específico que é a Sidagro, então precisávamos deste novo Selo”.

A empresa que vem de família tem 15 funcionários registrados e 8 prestadores de serviços indiretos. “Já vendemos para mercados e açougues de grandes e pequenos portes, e agora buscamos o selo estadual onde podemos mostrar aos meus clientes nossos produtos de qualidade”.

Sobre o SIM

A empresa que trabalha com produtos de origem animal e que tem o certificado do SIM/CG possui o selo atestando que os produtos são apropriados ao consumo, isto é, não apresentam risco à saúde humana, demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.

O secretário da Sidagro, Adelaido Vila ressaltou os dados do SIM. “Atualmente 36 empresas do setor já receberam a certificação do SIM, estando aptas a produzir e comercializar seus produtos na Capital. Ano passado 20 empresas foram certificadas”. As empresas que receberam SIM nesta manhã (5) foram: Frigorífico Flor da Serra, Nazário Casa de Carnes, Nostra Charcuterie, Província Comércio de Alimentos, e Allan’s Goumert.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular