32.8 C
Campo Grande
domingo, abril 28, 2024
InícioEsporteFutebolFotógrafo Miguel Palácios cobriu em 1995 evento de Zagallo, que está sendo...

Fotógrafo Miguel Palácios cobriu em 1995 evento de Zagallo, que está sendo velado e será sepultado hoje

O falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, 92 anos, um dos grandes nomes da história do futebol mundial e única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, por volta das 23h40 (horário de Brasília) da última sexta-feira (05/01) no Rio de Janeiro (RJ), provocou comoção em Campo Grande (MS), onde ele também deixou sua marca.

Na manhã deste domingo (07/01), quando está sendo realizado o velório na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Bairro Barra da Tijuca, no Rio, o fotógrafo campo-grandense Miguel Palácios, que também é sócio-proprietário do site Campo Grande Informe, relembrou a cobertura fotográfica de evento em que Zagallo participou na Capital em 1995.

“O Zagallo era uma pessoa sensacional, a qual tive a oportunidade de conhecer durante a cobertura fotográfica que fiz em 1995 da passagem por Campo Grande do avião que seria utilizado pela Seleção Brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998, que seria realizada na França e teria ele como técnico”, declarou Miguel Palácios.

O fotógrafo recordou que na época estava iniciando sua carreira na profissão e, mesmo com cara de moleque e sendo um “foca” – termo utilizado para jornalistas iniciando na atividade -, foi bem tratado pelo experiente Zagallo. “Eu tive de ir até o Aeroporto Internacional de Campo Grande para fotografar a chegada do Zagallo no avião e um colega de profissão fez o registro de mim perto do então técnico da Seleção Brasileira ainda na escada da aeronave”, lembrou.

A morte

Zagallo morreu às 23h40 da última sexta-feira, aos 92 anos, por falência múltipla de órgãos – ele já enfrentava uma situação delicada de saúde em função do avanço da idade e estava internado desde o dia 26 de dezembro. Ele foi o único a estar em quatro conquistas mundiais com o Brasil: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico.

O experiente futebolista ainda esteve no comando da Seleção em 1974 (quarto lugar) e 1998 (vice-campeão), além de ter sido novamente coordenador em 2006. Em setembro de 2023, o lendário treinador ficou cerca de 20 dias no hospital com infecção urinária, e desde o dia 26 estava internado no Hospital Barra D’Or, onde faleceu.

Recentemente, em eleição promovida pela Rede Globo de Televisão, com a participação de mais de 100 treinadores, Zagallo foi eleito o segundo maior técnico da história do Brasil, atrás apenas de Telê Santana, também já falecido. O futebolista será sepultado às 16 horas (horário de Brasília) deste domingo no Cemitério São João Batista, também no Rio de Janeiro, sua cidade natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular