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terça-feira, maio 7, 2024
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Dia dos Pais: pesquisa encontra variação de até 300% nas barbearias e de até 72,1% nas camisetas de clubes

Para auxiliar na escolha de presentes para o Dia dos Pais, o Procon visitou oito barbearias e dez lojas de artigos esportivos em Campo Grande (MS), no período de 3 a 8 de agosto, e encontrou variação de até 300% nos primeiros estabelecimentos e de até 72,1% nos segundos.

No caso das barbearias, se a ideia é garantir um visual mais moderno nesse dia especial, o relaxamento de cabelo e barba, indicado para alisar e reduzir volume, a maior variação de preços chega a 300%, sendo que o menor valor encontrado foi de R$ 30,00 na Barbearia Arena 77 (Avenida Crisântemo, 57, Bairro Lar do Trabalhador) e o maior de R$ 120,00 em A Banca Barbearia (Rua Amazonas, 1.151, Bairro São Francisco).

Já a menor oscilação de preços nas barbearias da Capital foi identificada no combo cabelo e barba, chegando a 53,85%, sendo possível encontrar o serviço por R$ 65,00 na Sayllon Ribeiro Barbearia Orla (Rua Antônio Maria Coelho, 584, Bairro Vila Planalto) e na Barbearia Gold Style (Rua Jaime Costa, 413, Sala 1, Bairro Buriti) e por R$ 100,00 em A Banca Barbearia (Rua Amazonas, 1.151, Bairro São Francisco).

Camisetas de clubes

Segundo o Procon, quatro das dez lojas de artigos esportivos pesquisadas tinham disponíveis as camisetas de clubes oficiais, licenciadas e de treino para venda e a maior variação detectada foi de 72,1% nas camisetas oficiais do Clube de Regatas Vasco da Gama, que sai por R$ 89,99 na Centauro (Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2.300, Bairro Jockey Club) e por R$ 154,90 na Galeria dos Esportes (Rua 7 de Setembro, 654, no Centro).

Já a menor oscilação verificada foi de 6,06% na camiseta do Palmeira, que é comercializada por R$ 329,99 no Planeta Esportes (Avenida Afonso Pena, 4.909, Bairro Santa Fé), na Centauro (Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2.300, Bairro Jockey Club) e na Galeria dos Esportes (Rua 7 de Setembro, 654, no Centro) e por R$ 349,90 na Casa do Atleta (Rua 7 de Setembro, 319, no Centro).

Orientação

Todos os dados estão disponíveis para consulta no site do Procon e a instituição recomenda que o consumidor exija a emissão de nota fiscal pelo produto ou serviço adquirido. Isso porque é um item essencial, caso haja necessidade de se formalizar uma reclamação junto à empresa ou aos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Também é preciso se informar sobre as condições de troca do produto. Quando realizada por gosto ou tamanho, no caso de vestuário, a loja não é obrigada a fazê-lo, a menos que no ato da venda tenha se comprometido com o cliente a realizar o processo. Vale lembrar que as etiquetas devem ser mantidas na peça.

Se houver defeito, há um prazo de 30 dias para solução do problema com a troca do produto, devolução do valor pago ou mesmo abatimento proporcional. O prazo deixa de existir somente quando o produto é de uso essencial ou quando o defeito compromete as características ou valor do bem adquirido.

Compras pela internet têm sete dias para se arrepender, a contar da data da aquisição ou recebimento do produto. A desistência deve ser formalizada por escrito e se o item chegou será necessário devolvê-lo para receber o valor pago de volta, inclusive o frete.

Para todas as demais dúvidas, registro de denúncias e reclamações os consumidores têm suporte do Procon por meio do Disque Denúncia 151 e formulário de reclamação no site www.procon.ms.gov.br.

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