17.8 C
Campo Grande
domingo, maio 19, 2024
InícioGeralContran estende prazo para realização de exame toxicológico de condutores com categoria...

Contran estende prazo para realização de exame toxicológico de condutores com categoria C, D e E

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou os prazos para realização do exame toxicológico periódico, para condutores com as categorias C, D e E. A mudança vale para todos os casos nos quais o exame esteja vencido desde 2017.

Conforme a deliberação que confirmou a mudança, o prazo agora será escalonado para condutores com validade da CNH entre janeiro e junho – até 31 de março de 2024, e condutores com validade da CNH entre julho e dezembro – até 30 de abril de 2024.

Exame toxicológico

Condutores que não fizerem a renovação podem ser multados em R$ 1.467,35. Em caso de reincidência do flagrante do exame toxicológico vencido, dentro do período de um ano, o valor da multa dobra para R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir. O Contran ainda não regulamentou, como será aplicada a multa após os prazos.

“A infração é considerada gravíssima, e o motorista perde sete pontos na carteira”, lembra o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Santos.

O exame toxicológico deve ser feito em clínicas credenciadas pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Amostras de cabelo, pele ou unhas podem ser usadas no teste, que identifica se o condutor fez o uso de alguma substância proibida, como drogas.

A validade é de dois anos e seis meses. Caso o exame tenha resultado positivo, o motorista tem o direito de dirigir suspenso e fica impedido de emitir ou renovar a CNH por 90 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular