15.8 C
Campo Grande
quarta-feira, julho 9, 2025
InícioGovernoAGEMSAGEMS inaugura 1º Ponto de Entrega Voluntária de resíduos com conceito educativo...

AGEMS inaugura 1º Ponto de Entrega Voluntária de resíduos com conceito educativo em Campo Grande

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) inaugurou, na quinta-feira (5), seu primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos, com um conceito inovador e didático, instalado na Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, no bairro Coophasul, em Campo Grande.

O evento inaugural foi na Rua Carlos Scardine, 138, Bairro Coophasul, e consolidou um marco nas ações educativas que têm as parcerias com Secretaria de Estado de Educação, Ambiental MS Pantanal e Sanesul.

Esse Ponto de Entrega Voluntária não é apenas um local para descarte, mas um espaço de educação ambiental, onde a própria arquitetura e a sinalização visual didática das lixeiras foram pensadas para conscientizar a comunidade escolar e o entorno sobre a importância do descarte correto e da reciclagem.

A iniciativa representa um avanço estratégico para a regulação do Estado, ao integrar de forma inédita educação ambiental, inclusão, gestão de resíduos e mobilização social.

“É a materialização do nosso projeto educativo AGEMS Ambiental, que vem desenvolvendo ações transformadoras e fazendo da regulação um instrumento de inovação e educação para um Mato Grosso do Sul mais verde”, afirma a diretora-presidente em exercício da Agência, Rejane Monteiro.

Sustentável e funcional

O PEV foi planejado para descarte de resíduos secos recicláveis da escola, da comunidade escolar e das residências do entorno da escola em campanhas ou projetos orientados pela instituição de ensino.

“Nosso objetivo com este ponto de coleta é incentivar a economia circular, criando aqui um ambiente de aprendizado contínuo. Acreditamos que, ao proporcionar um local funcional para a separação de resíduos, colocamos em prática as ações de educação ambiental em saneamento, através da economia circular e coleta seletiva”, explica Iara Marchioretto, Diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS.

Na organização e sinalização do espaço foram considerados elementos de segurança, integração ao ambiente escolar e resistência às condições do tempo. A estrutura conta com instalação interna de ganchos para sustentação de 4 bags para descarte diferenciado de metal, plástico, papel e vidro.

O descarte será realizado por compartimentos individualizados com aberturas de 40cm, com acesso pela parte interna da escola. Para o serviço de coleta, foram instaladas portas de acesso no muro lateral da escola, com cadeados, de acordo com o modelo padrão adotado para a coleta convencional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular