Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) inaugurou, na quinta-feira (5), seu primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos, com um conceito inovador e didático, instalado na Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, no bairro Coophasul, em Campo Grande.
O evento inaugural foi na Rua Carlos Scardine, 138, Bairro Coophasul, e consolidou um marco nas ações educativas que têm as parcerias com Secretaria de Estado de Educação, Ambiental MS Pantanal e Sanesul.
Esse Ponto de Entrega Voluntária não é apenas um local para descarte, mas um espaço de educação ambiental, onde a própria arquitetura e a sinalização visual didática das lixeiras foram pensadas para conscientizar a comunidade escolar e o entorno sobre a importância do descarte correto e da reciclagem.
A iniciativa representa um avanço estratégico para a regulação do Estado, ao integrar de forma inédita educação ambiental, inclusão, gestão de resíduos e mobilização social.
“É a materialização do nosso projeto educativo AGEMS Ambiental, que vem desenvolvendo ações transformadoras e fazendo da regulação um instrumento de inovação e educação para um Mato Grosso do Sul mais verde”, afirma a diretora-presidente em exercício da Agência, Rejane Monteiro.
Sustentável e funcional
O PEV foi planejado para descarte de resíduos secos recicláveis da escola, da comunidade escolar e das residências do entorno da escola em campanhas ou projetos orientados pela instituição de ensino.
“Nosso objetivo com este ponto de coleta é incentivar a economia circular, criando aqui um ambiente de aprendizado contínuo. Acreditamos que, ao proporcionar um local funcional para a separação de resíduos, colocamos em prática as ações de educação ambiental em saneamento, através da economia circular e coleta seletiva”, explica Iara Marchioretto, Diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS.
Na organização e sinalização do espaço foram considerados elementos de segurança, integração ao ambiente escolar e resistência às condições do tempo. A estrutura conta com instalação interna de ganchos para sustentação de 4 bags para descarte diferenciado de metal, plástico, papel e vidro.
O descarte será realizado por compartimentos individualizados com aberturas de 40cm, com acesso pela parte interna da escola. Para o serviço de coleta, foram instaladas portas de acesso no muro lateral da escola, com cadeados, de acordo com o modelo padrão adotado para a coleta convencional.