Na semana de 20 de setembro, data comemorativa ao Dia do Gaúcho, Alisson Nascimento, do MS Carnes, compartilha com todos os leitores e seguidores das redes sociais do Portal Campo Grande Informe amantes do churrasco uma receita prática da costela de chão.
A iguaria, que é a cara do Rio Grande do Sul, mas que ganha cada vez mais o paladar também em Mato Grosso do Sul, é uma versão marcante entre muitas maneiras de assar carnes.
Além de sabor diferenciado, o fogo de chão traz encantamento e requinte na hora de receber e servir os convidados em um bom churrasco.
Ingredientes
5 kg de costela bovina
5 limões
2 xícaras de sal grosso
3 cebolas picadas
1 cabeça alho macerado
Preparo
Aplique os temperos sobre a carne e deixe marinar de um dia para o outro. Na manhã seguinte, faça o fogo à lenha ou carvão no chão no formato desejado – círculo ou linhas paralelas.
Deixe o fogo brando e coloque a costela espetada no centro a uma distância de um metro do braseiro e deixe assar e defumar. Esteja atento a distância entre o fogo e a carne para assar de forma lenta e uniforme.
O tempo de assar leva em média seis horas e, seguindo isso, você chegará ao momento de ser reconhecido como um churrasqueiro.