33.8 C
Campo Grande
sábado, fevereiro 22, 2025
InícioGeralReferência para centros urbanos, arborização da 14 de Julho passa por nova...

Referência para centros urbanos, arborização da 14 de Julho passa por nova manutenção

A arborização da Rua 14 de Julho, um dos destaques da requalificação urbana em Campo Grande, passa por nova manutenção para preservar os benefícios ambientais e estéticos proporcionados pelas árvores. A via conta com espécies como ipê-amarelo, árvore-da-China, aldrago, ipê-branco, pau-mulato, pau-ferro, jacarandá-mimoso, lafontera-da-Amazônia, fruta-de-tucano, ipê-roxo e grandiuva.

Para garantir sombra, conforto térmico e melhoria da qualidade do ar, a Prefeitura de Campo Grande realiza o monitoramento contínuo da vegetação. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico (Semades), esta semana começaram novas intervenções como a poda para levantamento de copa, essencial para a saúde das árvores e a segurança dos pedestres. As ações ocorrerão a partir das 5h da manhã e seguem até às 7h, para não atrapalhar o fluxo de pedestres e trânsito na região central.

Para o secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, a manutenção da arborização da Rua 14 de Julho reforça o compromisso de Campo Grande com a sustentabilidade e a qualidade de vida. “A ação garante mais segurança a pedestres e comerciantes e comprova os investimentos na arborização de Campo Grande, uma das cidades mais arborizadas do mundo, considerada referência em planejamento ambiental e desenvolvimento urbano sustentável”, diz.

“A poda é uma prática indispensável para evitar riscos e estimular o crescimento saudável das árvores, além de manter a harmonização com o espaço urbano”, explica Marcel Cavallaro, auditor fiscal de Meio ambiente da Semades. E ainda destaca que os restos das podas são destinados para as hortas urbanas para serem utilizados como adubo.

O compromisso com a arborização urbana confere a Campo Grande o título de Tree City of the World – Cidade Árvore do Mundo por cinco anos consecutivos. O reconhecimento é concedido pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) a cidades que investem em planejamento, manejo e proteção das florestas urbanas.

Essa manutenção também atende os anseios dos empresários, da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL) quanto à segurança na região, assim, a gestão municipal reforça sua posição como referência na preservação ambiental em centros urbanos, garantindo mais qualidade de vida para a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular