29.8 C
Campo Grande
domingo, maio 5, 2024
InícioEventosProjeto da Paulinas Editora e Organização Católica Alemã Adveniat leva livros em...

Projeto da Paulinas Editora e Organização Católica Alemã Adveniat leva livros em Braille e audiolivros para mais de 1000 crianças cegas de vários pontos do Brasil

Entrega no Instituto Padre Chico, de São Paulo, mostra a representatividade da ação, que permite a inclusão através do projeto “Livros em Braille para crianças e adolescentes cegos”.

Irmãs Ivonete Kurten (Diretora de Marketing Paulinas) e as irmãs vicentinas do Instituto Padre Chico, Maria Aparecida, Elisa e Terezinha de Jesus

Buscando levar inclusão através da leitura em Braille e audiolivros para crianças e adolescentes cegos de todo o Brasil, a Paulinas Editora, com o apoio financeiro da organização católica alemã Adveniat, está doando 2708 livros para seis entidades nas cidades de Manaus (AM), Belém (PA), São Luis (MA), Recife (PE), Feria de Santana (BA) e São Paulo (SP) beneficiando mais de 1000 crianças e adolescentes cegos.

A doação se dá através do projeto “Livros em Braille para crianças e adolescentes cegos”, que foi patrocinado pela organização católica Adveniat, da Alemanha, que apoia projetos de inclusão e contra a pobreza em toda a América Latina.

Doação no Instituto Padre Chico – Na sexta-feira (30), foi realizada a entrega oficial de mais de 400 livros (sendo 20 títulos diferentes) em Braille e audiolivros para o Instituto Padre Chico, entidade que nasceu em 1928, sendo pioneira na educação de crianças e adolescentes cegos. Desde então, mais de 4300 alunos já passaram pela entidade, que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental, atendendo também as famílias dos alunos carentes.

Administrado pelas irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Fundação Padre Chico oferece educação inclusiva para 120 alunos hoje, sendo que, em função da pandemia, 25% em aulas presenciais e o restante em aulas remotas.

De acordo com Ana Maria Pires Alvarez, diretora pedagógica da Instituição, a doação dos livros em Braille contribui, e muito, para a educação das crianças cegas, já que permite outra relação com o material didático, incluindo o toque e a experiência de “ler” a história com a ponta dos dedos.

Maria Aparecida da Fonseca, cujo neto Cauã, de 11 anos, estuda no Instituto Padre Chico desde o ensino infantil, diz que o Instituto é fundamental na formação das crianças cegas e os livros em Braille preparam para o mundo. “Estou feliz, pois meu neto está se preparado para enfrentar o mundo lá fora. Com os livros, ele melhora a sua leitura em Braille”, disse ela. Para a professora Luciana Ruiz, a doação de livros em Braille pode ser resumida em uma palavra: inclusão!

Aluno do Instituto dos Cegos Padre Chico, Brian lê um livro em braille doado pela Paulinas através da oraganização católica alemã Adveniat

A equipe de Paulinas realizou a entrega com a supervisão da Diretora de Marketing, Ir. Ivonete Kurten, sendo recebida pelas irmãs vicentinas Maria Aparecida, Elisa e Terezinha de Jesus, que agradeceram muito pelo projeto que, segundo elas, abre a possibilidade de formação de mais alunos e enriquecimento da biblioteca de livros em Braille e audiolivros da Fundação Padre Chico.

Para conhecer os livros em Braille e audiolivros da Paulinas Editora, basta procurar uma das 31 Paulinas Livrarias em todas as regiões do Brasil ou acessar paulinas.com.br. Quem preferir, pode ligar (grátis) para 0800 70 100 81.

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

Sobre a Organização Adveniat:

A Organização Adveniat surgiu pela iniciativa de bispos alemães que, em 1961, decidiram arrecadar recursos para famílias carentes na América do Sul como uma contrapartida ao apoio que famílias brasileiras deram às vitimas alemãs da Segunda Guerra Mundial. O que foi planejado para ocorrer apenas uma vez acabou se tornando a Ação Episcopal Adveniat, nome oficial da organização católica de ajuda à América Latina. Desde então foram arrecadados mais de 2,3 bilhões de euros, com os quais foram apoiados três mil projetos anuais de ajuda em toda a América Latina.

Sobre a Fundação Padre Chico:

O Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico é uma escola filantrópica, confessional, inclusiva e com recursos próprios, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Atende crianças e adolescentes cegos, com baixa visão, sem deficiências ou ainda com outros comprometimentos de aprendizagem, sendo 100% gratuita. Desde sua fundação, é dirigido por Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular