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quinta-feira, maio 2, 2024
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Procon Estadual detecta que ocorrências relacionadas à Black Friday tiveram aumento de 27% este ano

No decorrer do mês de novembro, período em que elevado numero de empresas passaram a divulgar “ofertas” antecedendo a Black Friday, que  ocorreu na sexta-feira passada, foram registradas  117 ocorrências de desrespeito aos consumidores, ou seja, cerca de 27 por cento a mais, se comparadas com o ano passado, quando foram 92 registros.

No levantamento realizado enfocando os dois anos,  há que se levar em consideração a grande  quantidade de problemas em relação às compras virtuais. Nesse item o Mercado Pago se  destacou com sete ocorrências no ano passado e 16 este ano., seguido da Decolar.com, cujos registros chegaram a 15 no ano passado e a nove  este ano.

Outros fornecedores também praticaram irregularidades nas  vendas virtuais. Entre estes a 1,2,3 Viagens e Turismo Ltda, Via Varejo, Mercado Livre que juntas somaram 25 reclamações em 2 020 enquanto no ano em curso foram 29 casos.  Em se tratando de negociações presenciais a Magazine Luiza ( com 43 ocorrências no mês) supera todas as outras seguida pelas Casas Bahia com 34.

A lista contem, também, as Lojas Americanas, Carrefour,  Extra e Pernambucanas. Ressalte-se que esses números  não se relacionam especificamente à data tida como Black Friday e sim às “promoções”  que deveriam ser praticadas tendo o evento como alvo principal.

Waldemar Hozano –Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Foto: Procon/MS

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