32.8 C
Campo Grande
domingo, maio 5, 2024
InícioConsumidorPrefeita Adriane Lopes autoriza ampliação da tarifa social de água para famílias...

Prefeita Adriane Lopes autoriza ampliação da tarifa social de água para famílias de baixa renda

A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, assinou hoje (16) o decreto que amplia o número de beneficiados da tarifa social da água, concedida pela concessionária Águas Guariroba. Esse benefício consiste em cerca de 50% de desconto na conta de água de famílias que consomem até 20m³. O evento integra o calendário festivo de aniversário dos 123 anos da Capital.

No discurso, a chefe do Executivo Municipal destacou o aumento do número de famílias. “Passamos  de 3% para 6% das pessoas ativas na rede de água e esgoto que poderiam se inscrever na tarifa social e agora mais pessoas terão acesso ao benefício, e ampliação foi possível após estudo do Executivo com o Legislativo e que junto com a Águas viabilizamos o acordo para atender mais pessoas na tarifa social”, afirmou Adriane Lopes.

A Águas Guariroba informa que hoje são 15,385 mil cadastrados na Tarifa Social. Como exemplo, quem gasta 20 mil litros paga com a tarifa social R$ 65,41, e na tarifa normal, seria R$ 146,84.

Para se encaixar nos critérios o cidadão precisa estar cadastrado no Cadúnico do governo federal e não consumir mais do que 20m³ de água por mês. O benefício também alcança famílias com até dois salários mínimos que estejam passando por problemas de saúde como câncer ou renal crônico.

Na ocasião, a Prefeita também lançou um desafio a Agereg. “Para atender mais pessoas, vamos buscar possibilidades de criar uma tarifa especial para Organizações Não-Governamentais que prestam serviços sociais e ajudar a essas entidades que colaboram com a nossa população”.

Renovação

Ainda durante o evento, foram renovados os convênios para tratamento de resíduos sólidos de oito municípios, com as cidades de Bandeirantes, Corguinho, Figueirão, Jaraguari, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Terenos. Os resíduos sólidos serão tratados no aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II em Campo Grande, pela concessionária Solurb.

Segundo Odilon Junior, diretor-presidente da Agereg, as assinaturas vão beneficiar os municípios e favorecer o meio ambiente. “As cidades de pequeno porte muitas vezes não têm como tratar os resíduos sólidos corretamente e Campo Grande tem essa potencialidade se tornando uma parceria que beneficia todo o Estado”.

O prefeito de Rio Negro, Cleidimar da Silva Camargo ressaltou que se não fosse o apoio do município de Campo Grande não seria possível atender as leis ambientais vigente hoje no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular