O piloto de avião Donizete Veríssimo Dias, 54 anos, foi preso, ontem (7), em Rio Sono (TO), após fazer pouso forçado com a aeronave modelo Cessna Aircraft 210L, prefixo PT-JZG, que decolou de Corumbá (MS) transportando 420,9 quilos de cocaína. Ele tinha decolado do município sul-mato-grossense e, depois de 2,3 mil quilômetros de voo, teve de fazer pouso forçado em uma fazenda em Rio Sono,
O proprietário da fazenda acionou a Polícia Militar, que foi até o local e constataram que o piloto sul-mato-grossense estava traficando cocaína, dando voz de prisão e apreendendo a droga e a aeronave, sendo tudo foi deslocado até a sede da Polícia Federal em Palma (TO).
A cocaína estava embalada em pacotes com 40 quilos cada uma, sendo que Donizete Dias confessou que era morador de Ponta Porã (MS) e já tinha sido preso por tráfico de droga e por estupro de vulnerável. Ele ainda revelou que pegou a carga da cocaína na zona rural de Corumbá, onde foi contratado para seguir até Tocantins para entregar a droga.
O detido não falou de quem seria a cocaína e nem a quem deveria entregar, porém o avião estaria registrado em nome de uma pousada erguida em Apiacás, no município de Mato Grosso. Pelo site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave está com Inspeção Anual de Manutenção válida até abril deste ano.