20.8 C
Campo Grande
sábado, maio 11, 2024
InícioPolíticaAssembleia LegislativaPaulo Duarte é diplomado após recontagem de votos no TRE e vai...

Paulo Duarte é diplomado após recontagem de votos no TRE e vai assumir vaga de Tavares

O ex-prefeito de Corumbá Paulo Duarte (PSB) vai para seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ele foi diplomado nesta sexta-feira (1º) em cerimônia de recontagem de votos referente a eleição de 2022 no Tribunal Regional Eleitoral. O socialista vai assumir a vaga do bolsonarista Rafael Tavares (PRTB), que teve seus 18.224 votos zerados.

A recontagem dos votos e a diplomação de Duarte foi realizada por ordem do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, que determinou a execução imediata da sentença que tirou o mandato de Tavares. O TSE confirmou a decisão do TRE-MS que condenou o PRTB a perder todos os votos na chapa a deputado estadual por lançar duas candidaturas femininas fictícias e deixou de cumprir o percentual de 30% previsto em lei.

Cassado, Tavares diz que “velha política ficou apavorada” e vai ser candidato na Capital
TSE confirma cassação de mandato e Tavares é 2ª bolsonarista a perder vaga na Justiça
Esta é a segunda vez que a Justiça Eleitoral tira a vaga de um parlamentar bolsonarista, que acaba herdada por candidato com menos votos. O primeiro foi o vereador Tiago Vargas (PSD) que também conquistou 18 mil votos, mas teve a candidatura rejeitada por ter sido expulso da Polícia Civil.

A ação que tirou o mandato de Tavares foi protocolada pelo União Brasil e pelo então presidente do diretório municipal da sigla, o advogado Rhiad Abdulahad. O PRTB registrou o número de candidatas exigido pela lei. No entanto, houve o indeferimento de duas candidatas e elas não foram substituídas.

No entanto, quem acabou se beneficiando foi Paulo Duarte, que conseguiu 16.663 votos.

“O sentimento é de alegria por este momento, mas também de muita responsabilidade, de honrar os 16.663 votos que eu tive, que me colocaram inicialmente entre os 24 [mais votados], mas o meu partido, o PSB, não havia atingido o quociente [eleitoral]. Mas agora com essa recontagem que foi feita, oficialmente agora diplomado, a minha vontade é de honrar essa oportunidade”, declarou Duarte em entrevista ao JD1.

Com a posse de Paulo Duarte, a extrema direita só contará com João Henrique na Assembleia. Os bolsonaristas Coronel David e Neno Razuk (PL) não fazem oposição ao governador Eduardo Riedel (PSDB). Aliás, o parlamentar douradense está em apuros com a Justiça por causa da acusação de chefiar organização criminosa no caso do jogo do bicho na Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular