22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, maio 2, 2024
InícioEconomiaComércioMunicípios que integram programa do Sistema Comércio MS estão em etapa final...

Municípios que integram programa do Sistema Comércio MS estão em etapa final de concurso global de turismo

Os municípios de Corguinho e Pedro Gomes estão na final do Concurso Internacional TOP 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis da Green Destinations, idealizado pela organização holandesa Green Destinations.

A lista das 100 melhores histórias será divulgada em Atenas – Grécia, no dia 27 de setembro, às 11h30 (horário MS) e será transmitida ao vivo pelo youtube da Green Destinations durante a Conferência Anual da entidade.

O concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis é uma lista anual de Histórias de Práticas inovadoras e eficazes de 100 destinos que inspiram a liderança mundial do turismo responsável. Desde 2014, a Green Destinations se orgulha em premiar 100 destinos por seus esforços e colocá-los no centro das atenções em uma escala global.

“A presença das duas cidades é um esforço conjunto de todos os integrantes do programa Del Turismo”, afirma o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo. Ele lembra que o programa é uma iniciativa do Sistema, por meio do Senac MS e conta com a parceria da Fundação de Turismo do Estado e envolve os agentes locais, tanto os representantes dos governos municipais quanto a sociedade. “Esse é o segredo do sucesso dessa iniciativa, pois está sendo aplicada nos municípios com a participação ativa de todos, que levantam as demandas e as necessidades do trade”.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, também destaca o trabalho diferenciado em cada região, respeitando as características próprias de cada uma. Conduzimos esse programa com muita responsabilidade, pois entendemos a importância dele para a economia e também como valorização social de cada município integrante. Unindo a expertise do Senac, que tem a tecnologia e a metodologia, poderemos contribuir com a capacitação do trade”, afirma.

Corguinho MS

Sobre a premiação – O Programa DEL Turismo levou 13 destinos brasileiros a participarem da 8a. edição do concurso global 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis. Nesta edição, além de Corguinho e Pedro Gomes, participam os destinos de Epitaciolândia no Acre, Diamantina e Capitólio em Minas Gerais, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul (Praia de Pipa), Galinhos e Tibau no Rio Grande Do Norte, e Bombinhas, Orleans, Itá e Treze Tílias em Santa Catarina.

Sobre o concurso – O concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis premia anualmente 100 histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo responsável a nível mundial. Os destinos premiados, além de apresentarem histórias inovadoras e de impacto positivo, passam por uma avaliação inicial criteriosa, na qual, para serem elegíveis, devem atingir pelo menos 60% de conformidade com os principais critérios de sustentabilidade (reconhecidas pelo GSTC – Conselho Global de Turismo Sustentável). Ao final do concurso, o destino recebe um relatório referente aos critérios de sustentabilidade respondidos e, através dele, pode ter uma análise dos pontos fracos e fortes a serem trabalhados, desta forma, além de fazerem parte de uma rede global de histórias de boas práticas, os municípios têm a oportunidade compreender e repensar a gestão do destino com base nos critérios globais de turismo sustentável. “Vemos o concurso como uma oportunidade de iniciar um trabalho profundo com os destinos no que diz respeito à gestão sustentável. O Programa DEL Turismo incentiva os destinos a participarem do concurso pois acredita que estar em contato com histórias inspiradoras ao redor do mundo pode ser muito benéfico, e por que o concurso oferece aos destinos uma orientação de quais são os próximos passos para se tornar um destino cada vez mais sustentável”, relatou a turismóloga e consultoria do programa DEL Turismo Beth Bauchwitz.

As histórias selecionadas, além de receberem visibilidade global, são elegíveis para indicação ao Green Destinations Stories Awards, co-organizado pela GLP Films e divulgado na ITB Berlin, principal feira de turismo do mundo.

Sobre a Green Destinations – Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. Hoje, a Green destinations oferece diversos serviços e produtos para destinos ao redor do mundo sendo eles: o Programa de Certificação para destinos e empresas do ramo de turismo, a concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis e o programa de suporte & apoio que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos de treinamento.

Crédito fotos: Prefeituras Municipais/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular