22.8 C
Campo Grande
sábado, maio 18, 2024
InícioPolíticaAssembleia LegislativaGerson diz que modelo de concessão adotado pelo Estado deve "inspirar" licitação...

Gerson diz que modelo de concessão adotado pelo Estado deve “inspirar” licitação da BR-163

Ao participar nesta quinta-feira (23) da assinatura do contrato de concessão da MS-112 e de trechos de duas rodovias federais (BR-158 e BR-436), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, manifestou opinião que a ANTT ( Agência Nacional de Transporte Terrestre), deveria se ” inspirar” na modelagem de concessão adotada pelo Governo do Estado , na formatação do modelo de relicitação da concessão da BR-163. “A audiência pública realizada a última terça-feira na Assembleia, deixou evidente que a proposta submetida a consulta pública não tem consistência e certamente, se for implementada, tem muita chance de termos um segundo processo de concessão fracassado , adiando indefinidamente os investimentos que o principal eixo rodoviário do Estado precisa”, avalia Gerson. O presidente do Legislativo Estadual assinou como testemunha o contrato de concessão firmado pelo Governo do Estado, ao lado do governador Eduardo Riedel.

O deputado diz que o modelo de concessão adotado Estado com sucesso na MS-306 (trecho Costa Rica/Chapadão do Sul/ Cassilândia) e replicado agora nestas três rodovias da região do Bolsão , pode ser um ponto de partida para formatar a concessão da BR-163. “É preciso definir um plano de investimento, que passa necessariamente pelo aporte de recursos federais para amortecer o impacto sobre o preço do pedágio .Duplicar toda a rodovia , fazer todas as obras necessárias nas travessias urbanas, como o novo anel viário de Campo Grande e querer um pedágio barato, me parece uma equação inviável de ser alcançada”, comenta Gerson para quem “qualquer sugestão de obras e intervenções são válidas, desde que o autor da ideia indique quem vai pagar a conta”.

A concessão

Nesta quinta-feira o Governo do Estado assinou contrato de concessão com o Grupo Wayque que administrará a MS-112, entre Três Lagoas e Cassilândia, passando por Inocência; BR-158 (entre o entroncamento da MS-306 em Cassilândia até a MSS-444 (Selvíria), passando por Aparecida do Taboado e Paranaíba e BR-436 (do entroncamento com a BR-158( Aparecida do Taboado) até a divisa com São Paulo, incluindo a ponte rodoferroviária. O Grupo Wayque é também responsável pela administração da MS-306.

A previsão do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) – responsável pelos projetos de privatização, por parte do Governo Estadual – é que a concessão atinja diretamente 230 mil habitantes dos municípios por onde passam as rodovias, que são Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas. Ao longo do contrato de concessão o investimento previsto é de R$ 3,8 bilhões. Serão seis praças de pedágio entre as cidades e, em cinco delas, a taxa custará R$ 12,32.O pedágio na ponte sobre o Rio Paraná, que divide Mato Grosso do Sul e São Paulo, será de R$ 4.

A empresa deverá aumentar em 40 centímetros a pista, com o serviço de capina nas margens das rodovias. Uma terceira faixa e acostamento deverão ser implementados, ao longo do tempo de concessão. As máquinas vão entrar em ação a partir de 2 de abril, uma quarta-feira, também com serviços de tapa-buraco. O Grupo Tim realizará, até o final de 2024, a cobertura telefônica em todas as rodovias – oferecendo sinal telefônico para ligação de qualquer lugar. As melhorias na rodovia vão reduzir o tempo de viagem no trajeto e melhorar as condições de escoamento da região que vai receber grande investimento na área de celulose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular