31.8 C
Campo Grande
sábado, maio 4, 2024
InícioEconomiaAgronegócioFundação de Cultura promove Roda de Conversa sobre Inovação Agrícola em áreas...

Fundação de Cultura promove Roda de Conversa sobre Inovação Agrícola em áreas indígenas

O Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promove a Roda de Conversa dentro do projeto “Preservação e difusão da memória Terena”, que vai estar disponível no Youtube oficial da Fundação de Cultura a partir desta terça-feira, dia 7 de dezembro de 2021. O tema será a inserção da tecnologia e inovação agrícola em áreas indígenas, preservando a agricultura e biodinâmica tradicional Terena.

Vão participar da Roda de Conversa Tainara Ferreira da Silva (Terena) da Terra Indígena Taunay Ipegue e Leveson Vicente Cabo (Terena), Cacique da aldeia Lagoinha – Terra Indígena Taunay Ipegue. Tainara é engenheira agrônoma formada pela UEMS, pós-graduada em Liderança Empreendedora no agronegócio pela Escola Paulista de Direito, possui dez anos de experiência, tendo iniciado sua carreira profissional no Senar/Famasul com prestação de assistência técnica e ministrando cursos para pequenos produtores rurais. Atualmente é engenheira agrônoma na Prefeitura Municipal de Aquidauana/MS.

Leveson é agende de saneamento, professor formado pelo Curso Normal Médio Intercultural Indígena Povos do Pantanal. Foi cacique da aldeia Lagoinha nos anos de 2001-2004. É o atual cacique da aldeia. Tem experiência em agricultura familiar e vai falar sobre a agricultura nas aldeias da Terra Indígena Taunay/Ipegue.

O projeto Roda de Conversa começou em agosto deste ano, e busca a valorização da etnia Terena, da sua mitologia, suas danças, seus artesanatos, sua cerâmica e seu território, referendado na agricultura, além da valorização da etnia e das suas formas artísticas e culturais, tendo em vista que o povo Terena está presente em várias cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, ocupando espaços como feiras, lojas, academias quartéis e universidades.

O povo indígena Terena lutou bravamente na defesa das terras do Estado de Mato Grosso do Sul na Guerra do Paraguai, portanto faz parte da história que deve ser salvaguardada. A segunda maior etnia do Estado é a Terena e dos 5000 indígenas existentes na capital Campo Grande, 2500 pertencem a etnia Terena (IBGE, 2010), consequentemente, não se pode ignorar a importância desses indígenas para a cultura do Estado.

Um dos objetivos é fortalecer a etnia Terena, sua mitologia, suas danças, seus artesanatos, sua cerâmica e seu território, referendado na agricultura. Também contribuir através de estudos e rodas de conversa, a divulgação e valorização da etnia Terena, contribuindo com o seu empoderamento. O projeto pretende dar visibilidade à história do povo Terena e sua contribuição com a cultura do Estado.

Dessa forma, o Arquivo Público Estadual pretende contar a história do povo Terena em parceria com a UFMS – Campus de Aquidauana e Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio de ações de valorização da cultura, como rodas de conversa, construção de aplicativos que contam sua mitologia, criação de acervos sobre a história do povo Terena. Criação de acervo de fotos sobre as danças, rituais, artesanato, pinturas corporais, agricultura e culinária tradicional.

Serviço:

Chamada para a Roda de Conversa com tema: inserção da tecnologia e inovação agrícola em áreas indígenas

Período: a partir de 07 de dezembro no Youtube da Fundação de Cultura: fundacaodeculturamsoficial

Público-alvo: Comunidade em geral

Local: Arquivo Público Estadual

Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar

Informações: (67) 3316-9167

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular