22.9 C
Campo Grande
terça-feira, agosto 16, 2022
InícioCidadeDepois de 3 anos, Festival do Sobá retorna em sua 15ª edição...

Depois de 3 anos, Festival do Sobá retorna em sua 15ª edição com diversão para toda a família

Um dos pratos típicos mais queridos de Campo Grande volta a ser celebrado na Feira Central, com o retorno do Festival do Sobá. O tradicional evento vem em sua 15ª edição – após um hiato de três anos por conta do período crítico da pandemia de covid-19 – trazendo shows nacionais e regionais, apresentações de dança nipônica e até desfile de cosplays.

A realização é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande-MS (Afecetur). O projeto foi um dos contemplados pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (Fmic) em 2021.

Serão quatro dias de festa, entre 11 e 14 de agosto, além de um aquecimento com atividades também nos dias 7 e 10, sempre com entrada gratuita. Especialmente durante o festival, as barracas estarão servindo variações do prato típico que incluem receitas vegetarianas de sobá e ingredientes inusitados no lugar da tradicional carne suína – entre eles frango e carne bovina empanados, tilápia, bacalhau e camarão.

No domingo (7), o início das festividades fica por conta do show “Encontro musical: histórias que cantam a Feira Central”, em que vários artistas de Mato Grosso do Sul vão se reunir no palco a partir das 19h30 para animar os visitantes. Já na quarta-feira (10), além da tradicional Quarta Cultural – que terá a presença do acordeonista Marlon Maciel –, será montado o Espaço Nerd: um local para celebrar a cultura geek que inclui venda de produtos relacionados ao tema, estande de arremesso de shuriken (valendo brindes para aqueles com melhor pontaria) e photo opportunity com o personagem Naruto.

A abertura oficial acontece na quinta-feira (11), às 19h30, com shows regionais, danças e desfiles temáticos no palco central. Também estarão abertas ao público exposições de orquídeas e outras flores, itens de decoração e das colônias paraguaia, nipo-brasileira e de Okinawa. Às 20h30, terá início a Cozinha Show, ação culinária com chefs renomados que será realizada no salão de eventos, enquanto Cezar & Paulinho ocupam o palco externo.

Os irmãos Sebastião Cezar Franco e Paulo Roberto Franco fazem sucesso por todo o País há mais de 40 anos, acumulando 30 álbuns e cinco DVDs gravados. A música os acompanha desde cedo, já que o pai, conhecido como Craveiro, também teve uma experiência profissional no ramo com o cantor Cravinho. Desde o primeiro grande sucesso da dupla em 1981, a canção “Noite Maravilhosa”, Cezar e Paulinho compuseram inúmeros sucessos que são considerados clássicos da música caipira e se tornaram ídolos de várias gerações.

No dia seguinte (12), o foco é na gastronomia, com mais Cozinha Show a partir das 19h e mais duas rodadas às 20h e às 21h. O palco central receberá muita cultura, com apresentações de dança oriental e mais música da terra com artistas sul-mato-grossenses.

Programação de fim de semana 

O cronograma do evento estará ainda maior durante o fim de semana. No sábado (13), a Feira Central estará aberta para almoço a partir de meio-dia, já com apresentações culturais para toda a família, e à noite, às 19h30, ocorre a cerimônia oficial de celebração do 15º Festival do Sobá, que vai contar com a presença de autoridades e personalidades locais e internacionais. Na ocasião, será apresentado ainda o projeto da chamada Nova Feira Central para os campo-grandenses, seguido pelo Desfile Taiko na avenida central e a quebra do kagamiwari, um barril de saquê que simboliza prosperidade.

Por fim, o domingo (14) começa também com os restaurantes abrindo para almoço e continua às 17h, com um encontro de bikes na Feirona. As apresentações culturais no palco terão início às 18h e incluem Odori, Sanshin e Wadaiko. Às 19h30, os fãs de games, filmes e animes poderão acompanhar a final do desfile de cosplays e torcer por aqueles com as fantasias mais criativas e fiéis aos personagens, e às 20h30 ocorre o encerramento, com mais uma atividade cultural no palco central.

 Sobre a Feira Central

Com 95 anos de história, a Feirona – como é conhecida pelos campo-grandenses – possui cerca de 300 negócios entre restaurantes, lojas de varejo e bancas de doces artesanais, salgados, hortifrúti, entre outros. Ela está instalada no complexo da antiga estação ferroviária, com entrada pela Rua 14 de Julho ou pela Esplanada da Estação Ferroviária, no início da Av. Calógeras. Os horários normais de funcionamento da Feira Central são de quarta a sexta-feira, das 16h às 23h, e sábados e domingos, das 12h às 23h.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular