22.8 C
Campo Grande
sábado, maio 18, 2024
InícioGovernoCarlos Alberto de Assis discute como arbitragem se alinha ao papel da...

Carlos Alberto de Assis discute como arbitragem se alinha ao papel da agência reguladora nas concessões

Com o auditório lotado, o diretor-presidente da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Carlos Alberto de Assis, abriu o seminário arbitragem e mediação na administração pública para Mato Grosso do Sul. O evento proporcionou debate intenso a respeito da resolução de conflitos no setor público e suas especificidades.

Carlos Alberto de Assis reforçou que o seminário faz parte do Ciclo de Palestras – Gestão de Conflitos pelas Agências Reguladoras, uma iniciativa da AGEMS em parceria com a Pauta 3, que tem como objetivo propagar o conhecimento e gerar debates no âmbito da regulação fomentando o diálogo entre a academia e os responsáveis pela implementação de políticas públicas.

No segundo painel: Arbitragem na Administração Pública e suas particularidades, o procurador-geral do Rio de Janeiro e especialista no assunto, Flávio Amaral Garcia, destacou os principais pontos de atenção e reflexão sobre arbitragem, dando ênfase na necessidade ou não da regulamentação, a arbitragem institucional, pagamento de custas do processo arbitral, publicidade e outros.

Garcia, também destacou os critérios utilizados para definição da arbitrabilidade objetiva que remete aos interesses públicos primários e secundários e a ordem pública e o papel das Agências Reguladoras.

“É lidar com o poder concedente, concessionário e usuários, e uma das funções legítimas da Agência Reguladora, é o arbitramento dessas questões que possam surgir. Não existe problema para a Agência utilizar dos seus conhecimentos nesse tipo de arbitramento administrativo, que não é a arbitragem em si, mas tem resultado, pois a agência dita normas e também resolve conflitos”, explica Garcia.

Moderadores
O debate foi aprofundado com a presença dos moderadores, em primeiro momento, o Procurador do Estado de MS Adriano Aparecido Arrias de Lima, a Doutora pela UFMS e diretora de saneamento sa Agems, Iara Marchioretto e na conclusão do evento, todos os especialistas convidados.

Estudo de caso

Garcia trouxe ao público um exemplo de regulação e arbitragem no caso da Petrobras x ANP no Contrato de Concessão para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural.

Garcia então finalizou ressaltando o melhor ambiente para a arbitragem: a valorização do contrato, a solução dos conflitos pela via de contrato e não na lei, a consideração do Poder Judiciário à arbitragem e a mudança cultural em relação ao conflito, além da percepção da importância dos mecanismos de governação e incompletude dos contratos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular