19.8 C
Campo Grande
sábado, maio 18, 2024
InícioEconomiaCampo Grande ocupa primeira posição no ranking entre as cidades mais competitivas...

Campo Grande ocupa primeira posição no ranking entre as cidades mais competitivas do Centro-Oeste

A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, ocupa a primeira posição entre as cidades do Centro-Oeste no Ranking de Competitividade dos Municípios. A quarta edição do levantamento, que analisa os serviços públicos nas cidades brasileiras, foi divulgada na última semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall.

Para a produção da versão mais atual do ranking, feita com dados retirados da prévia do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram analisados 410 municípios com mais de 80 mil habitantes, o que representa 7,36% do universo de municípios e corresponde, no total, a cerca de 60% da população do país.

Ao todo, foram avaliados 65 indicadores, agrupados em treze pilares temáticos: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano, telecomunicações.

Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, explicou, no vídeo de apresentação dos resultados da edição de 2023, que competitividade é olhar para a equidade, justiça, desenvolvimento econômico e social: “É, no fim do dia, promover transformação social, trazer bem-estar, qualidade de vida para a população”. De acordo com ele, um governo competitivo é aquele que usa dados e evidências para a tomada de decisão e para a construção de políticas públicas eficientes.

No ranking geral, Campo Grande aparece na 92ª posição, sendo a única cidade do Centro-Oeste a figurar entre as 100 primeiras. Entre as capitais, Campo Grande figura na nona posição, ultrapassando as demais da região CO, como Goiânia e Cuiabá.

A cidade se destaca em 25º lugar (entre as 410) no pilar Funcionamento da Máquina Pública, 56º em Saneamento, 66º em Inovação e Dinamismo Econômico e 68º em Capital Humano com destaque para o subitem Qualificação dos Trabalhadores em Emprego Formal, na 16ª posição.

“Estamos constantemente trabalhando para melhorar esses indicadores e a inauguração do Parque Tecnológico, o primeiro de Mato Grosso do Sul, vai nos ajudar muito a atrair novos negócios e empregos e, com certeza, elevar nossa posição no ranking nacional de competitividade”, afirmou a prefeita.

Adriane pontua que essa colocação tende a consolidar o papel de Campo Grande como centro de distribuição, financeiro e de comércio exterior da Rota Bioceânica. A Prefeita lembra do potencial econômico, do centro político-administrativo, da posição geográfica estratégica e do centro gerador de conhecimento, impulsionado pelas universidades de Campo Grande, como fatores decisivos para ocupar o papel de Capital da Rota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular