17.8 C
Campo Grande
domingo, maio 19, 2024
InícioPolíticaAssembleia LegislativaAssembleia Legislativa faz sessão solene em homenagem à comunidade nipo-brasileira

Assembleia Legislativa faz sessão solene em homenagem à comunidade nipo-brasileira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição do deputado Roberto Hashyoka (União), prestou homenagem à comunidade nipo-brasileira com a entrega da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”. A sessão solene teve lugar no Plenário Deputado Júlio Maia na noite desta quarta-feira (28).

“Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908 no navio Kasato Maru, que aportou em Santos com 791 imigrantes. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre suas portas para celebrar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. É o reconhecimento do Parlamento à comunidade nipo-brasileira, que ajudou no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, destacou Hashyoka.

Instituída pela Resolução 6 de 2023, a Comenda é alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei 1.979 de 1999, e comemorado todos os anos em 18 de junho. A honraria será concedida a pessoas integrantes ou descendentes da comunidade japonesa e a entidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade.

Terra do Sol Nascente

O nome da Comenda, conforme o deputado Roberto Hashyoka, remete à etimologia da palavra “Japão”, que é origem do sol ou onde o sol se origina. O Japão recebeu esse nome durante a Dinastia Sui (589 – 618 depois de Cristo). “Quando os povos orientais olhavam para o leste do globo terrestre, onde o Japão está localizado, eles enxergavam a direção do amanhecer e, dessa forma, eles passaram a chamá-lo de ‘Terra do Sol Nascente’, motivo pelo qual a bandeira japonesa apresenta um círculo vermelho representando o astro”, explicou o parlamentar.

Veja a íntegra do discurso do deputado Roberto Hashyoka proponente da comenda ” Terra só sol Nascente “

Senhoras e Senhores, boa noite
 É com grande satisfação e alegria que celebramos em Sessão Solene nesta data, os 115 anos de Imigração Japonesa no Brasil.
Ao registrar a aprovação do Projeto de Resolução que cria a Comenda “Terra do Sol Nascente”, faço constar meus sinceros agradecimentos aos nobres pares deste parlamento.
Com a anuência de vossas excelências, concedemos hoje, o merecido reconhecimento a personalidades e instituições que exerceram e exercem forte influência na formação da sociedade brasileira e sul-mato-grossense.
Para tanto, enalteço os relevantes serviços prestados por nossos homenageados ao Estado de Mato Grosso do Sul, reconhecendo a importância de todos no contexto da honraria concedida e pelo qual foram indicados.
Também faço constar, as apresentações culturais que engrandeceram a solenidade e que são retratos fiéis das tradições japonesas. A todos que compartilharam conosco estas riquezas culturais, nossos agradecimentos.
Ao dar boas vindas aos internautas que nos prestigiam pelas redes sociais, TV Alems, YouTube e a quem acompanha presencialmente esta solenidade, inicio minhas palavras ressaltando as grandiosas contribuições que são fruto da determinação, seriedade e compromisso com a excelência, todos estes, característicos da nação japonesa. Ao primar por tão produtivas relações com Mato Grosso do Sul, em especial no que diz respeito às trocas comerciais, o Japão consolida laços cada vez mais fortalecidos.
Referência mundial em ciência, tecnologia e inovação, ocupa atualmente a posição de 4º maior parceiro comercial do Estado. O histórico de cooperação, com especial atenção dedicada ao setor agrícola, vislumbra, com o maior projeto de logística no âmbito do Mercosul –  a Rota Bioceânica –  consolidar o projeto de ampliação destas trocas comerciais, fortalecendo ainda mais esta relevante iniciativa de integração econômica, social e cultural.
Sinônimo de competitividade e importante alavanca para as exportações brasileiras rumo ao país asiático, a Rota Bioceânica encurtará em 7 dias o trajeto até o Japão, favorecendo ainda a importação de produtos japoneses, o que certamente oferecerá progresso ao nosso Estado.
Ganhos que, representativos para ambas as nações, também são compartilhados por meio do intercâmbio das tradições, do resgate e preservação de costumes que já observamos na cultura e gastronomia sul-mato-grossenses.
Com a terceira maior colônia de japoneses e descendentes do Brasil e a segunda de okinawanos, Mato Grosso do Sul tem uma forte relação de amizade com o Japão. No caso da nossa capital, este histórico de amizade tem início no ano de 1914, quando alguns imigrantes que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil resolveram permanecer em Campo Grande após o término da obra, com a finalidade de formar uma pequena colônia ao lado da Estação Ferroviária.
Nessa época, Campo Grande contava com uma população aproximada de 2 mil habitantes. Na fase áurea da imigração, mais de dez colônias foram formadas ao redor da cidade tendo como atividades predominantes a horticultura, a suinocultura e a produção de aguardente.
Parceria que permanece até os dias atuais e que está incorporada no dia a dia do sul-mato-grossense, a exemplo dos costumes e tradições que se perpetuam, como a realização de eventos tradicionais, como o Undokai e o Festival do Japão, que são retratos fiéis da dança, música e do melhor da gastronomia japonesa.
E por falar em gastronomia, a receita original do sobá, trazida pelos imigrantes japoneses, possui o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio de decreto municipal datado de 2006 e foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Destaque também para as manifestações culturais que se perpetuam por conta da forte presença e atuação das associações.
Assim, sob os nossos especiais cumprimentos, faço constar o papel histórico das associações Okinawa, Nipo Brasileira, Campo-Grandense de Beisebol, e a Acena, em Nova Andradina, algumas das muitas que MS abriga e que são responsáveis por eternizar o legado dos imigrantes no Estado.
Por fim, ao ressaltar as contribuições para o desenvolvimento nacional, elenco características reconhecidamente atribuídas a este povo que é exemplo de disciplina, determinação, vontade de trabalho e organização coletiva. Faço constar ainda, nossos votos pelo fortalecimento das relações que unem Brasil – Mato Grosso do Sul – Japão, pois para nós, é uma felicidade compartilhar valores tão significativos como o compromisso com o progresso coletivo, sempre pautado por condutas firmemente éticas e de competência excepcional.
Parabéns a esta que é uma das nações mais prósperas e evoluídas do mundo. Me orgulho em fazer parte desta comunidade a quem renovo a admiração sempre maior pelo progresso oferecido ao Brasil pelos imigrantes japoneses e seus descendentes.

Com informações da assessoria de imprensa.

Fotos: Henrique Xavier

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular