Mesmo em tempo de pandemia, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), não deixa de realizar sonhos e garantir o exercício da profissão a novos operadores do Direito. Seguindo medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 e evitando aglomerações, solenidades de entrega de carteiras têm sido realizadas todas as semanas. Para atender a todos os bacharéis que juntamente à Secretaria de Inscrição pleitearam o documento – a maioria aprovada no último Exame de Ordem, nesta segunda e terça-feira (8 e 9), foram realizadas quatro cerimônias. Ao todo, a instituição recebeu 50 jovens advogados e advogadas aos seus quadros.
“Hoje é um dia muito especial. Sem arriscar a vida de ninguém, cumprindo com rigor todos os protocolos de biossegurança, realizamos essas entregas ao ar livre”, destacou o Presidente Mansour Karmouche que conduziu as duas cerimônias de hoje.
Ao lado de Mansour, os novos profissionais foram recebidos pelo Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja Júnior, a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes, o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, o Presidente da CAAMS José Armando Amado e a Secretária-Geral Adjunta Janaína Pouso, o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional Luís Claudio Alves Bito Pereira, o Conselheiro Estadual Heitor Miranda, a Conselheira Estadual Eliane Potrich, a Presidente da Comissão do Direito Sistêmico Rita de Andrade, o Presidente da Comissão de Direito Empresarial Gustavo Marinho e o Presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas Tiago Bunning.
Ao discursar, o Presidente Mansour frisou o trabalho apartidário realizado pela OAB/MS. “Essa instituição em Mato Grosso do Sul se notabilizou pela sua independência e neutralidade política. O que rege a nossa atuação é a Constituição Federal e o Estatuto da Advocacia. A nossa instituição não tem lado político, por isso já movemos muitas ações contra a prefeitura, governo e união, preservando sempre a justiça e os direitos da sociedade”, defendeu.
Ao final do discurso, o Presidente deu passe livre a todos. “Se escolheram esse caminho, façam com amor, paixão e dedicação. A nossa Casa sempre estará aqui para abraçar a todos vocês. Que tenham sucesso nessa carreira que é tão bonita: a advocacia”.
Ao fazer uso da palavra, a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes proferiu mensagem de acolhimento. “De agora em diante vocês jamais estarão sozinhos, pois têm a nossa Ordem. Somos uma família. Para adquirir experiência e ajudar a sociedade, venham todos fazer parte das nossas comissões. São mais de 80 em diversas áreas do Direito. Em todas terão outros colegas para auxiliá-los no que for necessário. Vocês são a alma da nossa Casa e é por vocês que estamos aqui”, ponderou.
Ao dar boas-vindas aos novos colegas, Marco Rocha lembrou que as finanças estão no azul. “Com satisfação, comunico que a OAB/MS está financeiramente saneada. Sob a batuta do nosso Presidente Mansour, regularizamos inclusive os repasses obrigatórios. Com isso, queremos mostrar o quanto essa gestão é responsável com a advocacia sul-mato-grossense”, disse o Diretor-Tesoureiro, acrescentando que os operadores do Direito tanto da Capital quanto interior do Estado podem contar com Escritórios Compartilhados, Espaço Coworking e 92 salas, sem custo algum. Marco Rocha também lembrou que toda essa estrutura foi construída com recurso próprio da advocacia, por meio do pagamento de anuidades.
O Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional, Luís Claudio Alves Bito Pereira, enfatizou que o otimismo move a advocacia. “Essa é uma profissão fantástica, que possibilita crescimento intelectual, profissional, ascensão social e, o mais bonito: possibilita ajudar ao próximo todos os dias. A essência da advocacia é ser a voz do cidadão, sempre a serviço da dignidade, sociedade, do estado democrático de direito e das garantias individuais previstas na Constituição Federal”, disse almejando sucesso a todos.
Janaina Pouso, explicou que a CAAMS é o braço assistencial da OAB/MS e convidou os recém ingressos na profissão a conhecerem os benefícios, como livraria, farmácia, serviços de odontologia, médicos e sociais.
Novos operadores comemoram
Em nome da primeira turma, Vinicius Moraes Menezes compartilhou que trilhar nos caminhos da advocacia era sonho desde criança. “Primeiramente quero externar a minha gratidão e dizer que nunca tive dúvidas quanto ao curso de Direito. Hoje estamos aqui neste momento inesquecível de nossas vidas. Que possamos exercer a profissão com destemor, independência, honestidade e dignidade. Que o anseio material não sobreleve a finalidade social de seu trabalho”, recomendou.
Francisco Jaelson Porfírio também fez uso da palavra e citou que o recebimento da carteira é uma vitória que precisa ser celebrada. “Viemos de um ano totalmente atípico por causa da pandemia, mas nos dedicando aos estudos e com o otimismo prevalecido. Não tenho dúvida de que faremos a diferença nessa nova atribuição”, desejou.
Já o discurso da segunda turma foi proferido por Carlos Henrique dos Santos Justino. “Agora somos uma família. Tive orgulho de participar de várias atividades que a OAB/MS promoveu. Venci o concurso de oratória, fomos à Brasília e concorremos com a Universidade Federal do Paraná. Não chegamos ao final, mas lutamos até o fim porque isso é advogar, estar presente defendendo direitos. Temos hoje a responsabilidade de todos os dias defender com toda nossa garra e determinação esse documento que garante aos cidadãos liberdade e justiça. Que possamos fazer do Brasil uma sociedade livre”, estimou.
Receberam a carteira
1ª turma: Adriano Machado Rocha Filho, Amanda Leticia Ota Holsback, Allana de Oliveira Queiroz, Brychtn Ribeiro de Vasconcelos, Carlos Henrique dos Santos Justino, Diego dos Santos de Lima, Flavio de Oliveira Moraes, Guilherme Lemos Moreno, Julia da Silveira de Sousa, Rânily Ribeiro Graça, Raphael de Barros, Sueli Alves do Nascimento e Victória Mariana Mylena Steiner de Carvalho.
2ª turma: Angela Santana Jacome, Elizangela Roberta de Oliveira de Almeida, Francisco Jaelson Porfírio, João Eduardo da Câmara, Laura Gaboardi Melquíades, Marcio Gomes Ramos, Maria Aparecida Alves Machado Dias, Rita de Cássia Vilela de Lima Carrilho, Sarai José Ferreira Alves, Vinícius Moraes Menezes e Vinícius Pedro Teló.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber