Nos dias 14 e 15 de março, em Ponta Porã, o Majestic Hall sediará um dos maiores eventos do país sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA): o Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026, que reunirá ciência, inclusão e grandes debates.
O evento é uma realização da OAB/MS e do Instituto IEPSIS, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Ponta Porã, e foi oficialmente lançado nesta terça-feira (10), no auditório da Prefeitura de Ponta Porã.
A cerimônia de lançamento lotou o auditório e marcou o início de um movimento que reunirá especialistas, profissionais, famílias e toda a comunidade, com foco em diálogo, capacitação e inclusão.
A idealizadora do congresso e Membra Consultora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/MS, Chayene Marques Georges do Amaral, agradeceu a parceria institucional das entidades envolvidas e lembrou do início de tudo, quando em março de 2025 realizou-se a primeira edição de uma proposta que mudou a realidade sobre inclusão em território nacional.
Chayene apontou que o congresso representa um marco histórico em Mato Grosso do Sul na luta pela inclusão de pessoas com autismo. “Esse projeto nasceu do dia a dia de uma família atípica. Ele é a minha experiência em ação”.
De acordo com Chayene, o Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira tem como propósito oferecer para Mato Grosso do Sul informação de qualidade e capacitação para melhorar a vida das famílias atípicas. O lançamento da terceira edição do evento foi um sucesso.
“Apresentamos todas as ações sociais que a OAB/MS e o Instituto IEPSIS já realizaram, em parceria, nas duas primeiras edições e o que entregarão no próximo mês. O que estamos fazendo não é só um congresso, é um movimento potente que vem para transformar vidas e oportunizar um futuro melhor. A OAB/MS, o Governo do Estado de MS e Prefeitura de Ponta Porã estão criando pontes onde antes existiam barreiras. O foco é na inclusão de verdade”, completou Chayene.
O Secretário-Geral e Corregedor-Geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, ressaltou que o evento é o resultado do esforço conjunto para dias de aprendizado que marcarão a história dos debates sobre autismo no país.
“A OABMS, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Ponta Porã, mais uma vez escreve um capítulo de inclusão e solidariedade na história de Mato Grosso do Sul, com mais uma edição do Congresso que trará para nosso solo os maiores especialistas em TEA do Brasil. Mas não só isso: o Congresso é ação permanente, com capacitação de servidores públicos e profissionais na iniciativa privada ao longo do ano, visitas a entidades e comunidades originárias”.
Prestigiando a solenidade de lançamento estavam a Secretária de Estado de Cidadania de MS, Viviane Luiza da Silva; o Secretário de Estado de Educação de MS, Hélio Queiroz Daher; o Prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos, a Presidente da 5ª Subseção de Ponta Porã, Laura Karoline Silva Melo; o Reitor da Unigran Dourados, Renato de Aguiar Lima Pereira; o Policial Rodoviário Federal Alexandre Figueiredo de Araújo, a Presidente da 4ª Subseção de Dourados, Edna Regina Alvarenga Bonelli, entre outras autoridades.
Segue o link para inscrição: www.autismosemfronteira.com.br


