29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioJustiçaTJ-MSTJMS informa que ação em prol das mulheres promoveu mais de 11,5...

TJMS informa que ação em prol das mulheres promoveu mais de 11,5 mil atendimentos

No último sábado, 19 de julho, foi realizada no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, a Ação Cidadania #TodosPorElas. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) em parceria com mais de 90 instituições, resultou em mais de 11,5 mil atendimentos, além de fomentar o debate sobre a violência contra a mulher.

Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, a ação ofereceu mais de 300 atividades com serviços de assistência jurídica e social, emissão de documentos, atendimento na área da saúde, além de serviços voltados à educação, cultura, lazer e esporte.

A ação ainda incluiu oficinas de capacitação, encaminhamento para vagas de emprego, atividades culturais e recreativas para crianças e adultos, além de exposições, palestras e apresentações artísticas. Com foco na inclusão social, no protagonismo feminino e no enfrentamento à violência de gênero

Segundo dados disponibilizados pelo Sistema Fiems, foram realizados diversos atendimentos relacionados à documentação, como a emissão de 141 Registros Gerais (RG), 71 Cadastros de Pessoa Física (CPF) e 30 Títulos Eleitorais. Além disso, foram feitas 466 orientações trabalhistas e jurídicas, totalizando 3.847 atendimentos voltados à cidadania.

Na área da saúde, foram prestados 2.586 atendimentos, incluindo 74 ações educativas em segurança e saúde, 50 consultas odontológicas, 222 testes de visão, 123 vacinas, entre outros serviços. Na área da educação, com foco em ações sociais e orientações profissionais, foram registrados 2.533 atendimentos.

Também foram realizadas 118 atividades esportivas e culturais. Ao longo do dia, foram distribuídos 2.509 materiais informativos, como panfletos educativos relacionados aos serviços disponibilizados e a campanha.

Durante o evento, o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou a importância da iniciativa.“É uma campanha extremamente relevante para a sociedade sul-mato-grossense no sentido de podermos destacar que a mulher merece toda proteção. Além disso, estamos todos reunidos aqui para disseminar essa campanha, cada vez mais divulgada, aplicada e conscientizar os cidadãos, principalmente aqueles que são companheiros, esposos, de que a mulher é intocável. A mulher deve ter sua integridade preservada seja física, psicológica e em todos os seus aspectos. Essa campanha vem reforçar isso”, afirmou.

Ações do TJMS – Entre os serviços ofertados pelo Tribunal, estiveram a Coordenadoria da Mulher, com orientações e serviços voltados ao enfrentamento da violência doméstica; a Coordenadoria da Infância, com esclarecimentos sobre adoção e projetos da Coordenadoria, como “Minhas Raízes”, “Aproximando Vidas” e “Projeto Padrinho”, além de desenvolver dinâmicas e atividades recreativas para crianças; a Assessoria de Gestão Documental, que levou à população uma exposição de processos históricos relacionados à violência contra mulheres e mulheres escravizadas, por meio de banners e documentos históricos. Também a Carreta da Justiça ofereceu atendimento jurídico completo em casos de pensão alimentícia, divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade, união estável, cobranças, exoneração de alimentos e demais orientações jurídicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular