24.8 C
Campo Grande
sábado, janeiro 11, 2025
InícioGovernoAGEMSMS fortalece confiabilidade dos dados no transporte de passageiros com novo manual...

MS fortalece confiabilidade dos dados no transporte de passageiros com novo manual da AGEMS sobre o BP-e

Pioneiro no compartilhamento de dados do Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) entre a Secretaria de Fazenda e a Agência Reguladora Estadual (AGEMS), Mato Grosso do Sul da mais um importante passo na gestão dessas informações, para aperfeiçoar a regulação e a fiscalização econômica, e garantir a qualidade na oferta do transporte intermunicipal de passageiros.  

A Agência implantou o Manual de Preenchimento do Bilhete de Passagem Eletrônico, para normatizar a correta forma de os operadores preencheram o BP-e no momento da venda. O Manual da AGEMS é um complemento ao Manual de Orientações do Contribuinte (MOC), um documento padrão do Fisco sobre o bilhete eletrônico. Ele detalha orientações para evitar incorreções no preenchimento que geram assimetria de informações, e assim permitir que os dados coletados pela regulação sejam corretos e padronizados.

O diretor-presidente Carlos Alberto de Assis, e a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, apresentaram oficialmente o novo Manual aos representantes da SEFAZ Gerson Luiz dos Santos, coordenador substituto da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, da Superintendência de Administração Tributária, e o técnico da unidade Marcelo Czaya. 

“Há três anos tivemos uma grade inovação, quando conseguimos articular com a Fazenda o acesso aos dados do BP-e. Foi um caso de sucesso pioneiro, que levamos para o Congresso Brasileiro de Regulação. Mas os avanços precisam continuar, e é isso o que estamos realizando, com mais confiabilidade dos dados”, afirmou Carlos Alberto.

Gerson Santos reforçou que o ineditismo de Mato Grosso do Sul virou referência nacional e gerou demandas entre agências e setor fazendário em outros estados, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem proposta de compartilhamento semelhante, em acordo que deverá ser estabelecido com o CONFAZ [Conselho Nacional de Política Fazendária]. “A estratégia de compartilhamento com a regulação que foi adotada aqui se tornou benchmarking, sem dúvida, chamando a atenção e despertando interesse nos demais estados”, ressaltou, no encontro que contou também com a coordenadora do CITI/AGEMS, Marisa Oliveira, e o engenheiro da Câmara de Regulação Econômica, Valdivino Cândido Teixeira Junior.

Qualidade dos dados

Com a inovação de o bilhete de passagem passar a ser emitido em formato eletrônico, obrigatório a partir de 2019, nasceu a oportunidade de tornar ágil toda a cadeia de gestão da informação em torno da emissão, elaboração e prestação de contas no processo de bilhetagem dos operadores de transporte, além de dirimir a sonegação fiscal.

A diretora Caroline lembra que o monitoramento do BP-e é um ponto chave no controle exercido pela agência reguladora. “A base de dados do bilhete eletrônico foi um ganho fantástico para a regulação. A partir daí, nossa regulação econômica pôde analisar informações que antes só chegavam de forma declarada, sem um eficiente registro eletrônico. E nessas análises, identificamos que é preciso melhorar o lançamento dos dados pelos operadores, o que vai ocorrer agora com o Manual de Preenchimento”, explica.

A qualidade dos dados é fundamental para garantir a confiabilidade dos registros, o que facilita o cruzamento de informações e o processo de regulação, permitindo uma verificação mais eficiente e precisa da realidade do Sistema TRIP. Marisa Oliveira, atualmente também coordenando a Câmara de Regulação Econômica, cita que os relatórios mais precisos permitem conferir, por exemplo, a correta aplicação da tarifa determinada pela agência, a concessão de descontos e gratuidades.

O preenchimento correto do BP-e também fortalece a arrecadação fiscal, garantindo o pagamento adequado do ICMS, como frisou o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales, que já dirigiu a área de Transportes na AGEMS e é servidor de carreira da Fazenda.

O Manual de Preenchimento do Bilhete de Passagem Eletrônico vai estar disponível para consulta dos operadores dentro do Monitora, o sistema eletrônico gestor de operações implantado pela AGEMS como parte da modernização do sistema TRIP. A implementação desse novo instrumento regulatório foi estabelecida na Portaria nº 285.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular