21.8 C
Campo Grande
quarta-feira, dezembro 10, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioGovernoCarlos Alberto de Assis anuncia que AGEMS revogou 107 portarias para atualizar...

Carlos Alberto de Assis anuncia que AGEMS revogou 107 portarias para atualizar e modernizar estoque regulatório

O processo de revisão abrangente e consolidação das portarias regulatórias promovido pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) resultou na revogação de 107 normativos, abrindo caminho para uma regulação mais efetiva.

A publicação hoje (21) no Diário Oficial da Portaria nº 254 com a relação de portarias revogadas é resultado do empenho de mais de dois meses do Grupo de Trabalho comandado pela Coordenadora Jurídica (CJUR-AGEMS) Priscilla Siqueira, com a participação de todas as Diretorias da Agência. Foi realizado o levantamento, triagem e indicação das normas que poderiam ser suprimidas.

A medida garante a conclusão de uma importante etapa da chamada “atualização do estoque regulatório”, que desburocratiza as informações a respeito dos serviços públicos regulados, modernizando os instrumentos de regulação e fiscalização. A próxima etapa é promover a revisão de portarias que serão mantidas.

“Esse esforço tem o objetivo de revogar os atos normativos considerados incompatíveis com os regramentos atuais, eliminar redundâncias, atualizar informações e, acima de tudo, fornecer uma linguagem mais clara e compreensível para os usuários e empresas reguladas”, explica a procuradora Priscilla. “O objetivo é tornar as regulamentações mais acessíveis e facilitar o cumprimento das obrigações regulatórias”.

Revisar, modernizar, simplificar

Após passar pelo exame das áreas técnicas e obter a aprovação da Diretoria Executiva, foram revogadas mais de cem portarias, entre publicações de vinte anos atrás, até mais recentes, do ano de 2023.

O diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, enfatiza o comprometimento em tornar as ações mais transparentes e acessíveis. “Com essa atualização, queremos garantir que nossas portarias sejam escritas em uma linguagem que todos possam entender, facilitando o cumprimento das regulamentações por parte das empresas e o entendimento pelos usuários”, destaca.

Principais benefícios da Revisão do Estoque Regulatório:

Maior clareza: Regulamentos mais simples e compreensíveis facilitarão o entendimento e o cumprimento das regras.

Redução de custos: Empresas poderão economizar recursos ao entender e cumprir as regulamentações de forma mais eficiente.

Melhor relação com o público: A transparência e a acessibilidade melhorarão a confiança e a satisfação dos cidadãos em relação aos serviços regulados.

Conformidade aprimorada: Regulamentos mais claros e simples reduzirão erros e o risco de não conformidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular