25.8 C
Campo Grande
terça-feira, novembro 26, 2024
InícioMeio AmbienteMPE investiga omissão de órgãos públicos no turvamento das águas dos rios...

MPE investiga omissão de órgãos públicos no turvamento das águas dos rios do município de Bonito

O promotor de Justiça Alexandre Estuqui Junior abriu inquérito civil para verificar se houve omissão dos órgãos públicos ambientais em relação ao turvamento dos rios cristalinos do município de Bonito (MS), considerado o principal destino do ecoturismo em Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Conforme documento da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, os questionamentos foram feitos ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O órgão terá que responder se autorizou ou não a supressão vegetal nativa, bem como se há falta de licenciamento para plantio de monocultura.

Os dados serão confrontados com os estudos realizados pela UFMS (Universidade de Mato Grosso do Sul), o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), a Embrapa Pantanal e a UCL (University College de Londres) na região.

O NUGEO (Núcleo de Geotecnologias) do MPE (Ministério Público Estadual) também terá que realizar um estudo sobre o avanço do desmatamento e da monocultura nas bacias dos rios cênicos da região da Serra da Bodoquena.

O Imasul terá 15 dias para apresentar todas as respostas solicitadas pelo promotor para comprovar que realizou o trabalho de fiscalização e autorização do desmatamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular