23.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCulturaProfessora da REME cria personagem “Preta Princesa” para ensinar sobre história e...

Professora da REME cria personagem “Preta Princesa” para ensinar sobre história e cultura afro-brasileira

A escola é o lugar de aprendizado e também de reflexão sobre os diversos temas presentes na sociedade. O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena é essencial e importante na rotina das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande.

Na Emei Ivone Calarge Zahran, no Jardim das Meninas, a professora Andreia Souza Cássio desenvolveu um projeto diferente para aproximar os alunos dos temas relacionados a história e cultura do povo negro. É com a personagem “Preta Princesa” que ela mostra aos alunos que todos são iguais. “Para as crianças é muito natural uma princesa preta, eles ficam encantados com a roupa e o bebê. Na verdade eu uso o nome “Preta Princesa” para os adultos. As crianças são, na maioria das vezes, desprovidas de qualquer tipo de preconceito”, explica a professora.

Andreia decidiu criar a personagem após refletir que na sua infância não se via representada, por exemplo, nos livros e nas histórias. “Para mim fez falta. Hoje tenho dois filhos e eles também precisam se ver, assim como outras crianças”, afirmou.

O encantamento dos pequenos com a “Preta Princesa” é instantâneo. A roupa e a coroa de princesa já basta para que meninas e meninos prestem atenção em cada movimento de Andreia, que canta cantigas, dança, conta histórias e também tem a companhia do seu bebê (uma boneca) que representa sua filha. Em suas falas aos alunos, a professora explica sobre a cultura do povo negro e do dia a dia da mulher negra.

Ensino

As leis n. 10.689/2003 e n. 11.645/2008, estabelecem a inclusão obrigatória – na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.  O conteúdo programático inclui diversos aspectos da história e da cultura que carcaterizam a formação da população brasileira – a partir dos grupos étnicos – como o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros são ministrados em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular