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segunda-feira, abril 29, 2024
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Sistema Comércio entrega carta de recomendações a candidatos ao governo de MS

Nesta segunda-feira, 29/08, mais quatro candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul receberam das mãos do presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, as propostas e recomendações de políticas públicas para o setor do turismo, elaboradas pelo Programa Vai Turismo, formado por entidades e o trade do setor no Estado.

O candidato Marquinhos Trad pontuou que o setor irá receber atenção especial, caso seja eleito. Questões de logísticas e de infraestrutura, como melhorias das rodovias, ampliação de voos para destinos turísticos – ressaltando a importância de ampliar a oferta não só para destinos conhecidos como Bonito – e de qualidade da internet foram lembradas pelo candidato. “Nós temos o turismo religioso, de pesca, turismo social, ecoturismo, cultural, mas quando o turista procura não encontra informações sobre os atrativos”, diz. Marquinhos Trad também destacou a importância de envolver instituições como o Sistema S na qualificação e capacitação de profissionais para o trabalho de forma regionalizada, conforme a vocação turística local.

Rose Modesto também recebeu o documento e falou da importância das parcerias para fomentar o setor. “Vamos precisar de parceria com o Sistema S, que – com toda a expertise – poderá ajudar a fazer um Estado mais humano, de mais oportunidades”. Para a candidata, o momento é oportuno para ter instituições desse porte como parceiros. “O Estado vai passar a ser o coração da América do Sul com a Rota Bioceânica chegando e todo esse potencial de turismo que temos. E não pode ser um turismo de qualquer jeito, porque nós também temos que cuidar para não depredar, além de diversificar, pois temos outros pontos a serem explorados, com sustentabilidade e acessibilidade. Esse documento vai fazer parte do meu projeto técnico para que façamos um governo atento a essas áreas importantes”, disse.

O candidato Capitão Contar destacou a importância das parcerias e da capacidade técnica para investir no setor. “Pretendo me cercar de pessoas com conhecimento técnico em cada área. Não vou tomar nenhuma decisão sem antes consultar quem entende do assunto, vou buscar me cercar de pessoas com capacidade técnica. Quando formos discutir qualquer coisa relacionada ao turismo, vamos ouvir vocês, assim como quando formos discutir capacitação, parcerias, pretendo consultar quem realmente entende e tem conhecimento para isso, como o Sistema Fecomércio”, diz. O candidato disse ainda que pretende fomentar festivais culturais pelo Estado, valorizando os artistas regionais, além de estrutura e sinalização de estradas, para permitir a exploração dos potenciais turísticos do Estado.

O último a receber as propostas foi o candidato André Puccinelli, que parabenizou a iniciativa do Sistema Comércio e do trade turístico do Estado. “Esse é um importante subsídio, que servirá de pauta, como complementação do nosso plano de trabalho. O setor turístico do Estado pode ser muito bem implementado com essas sugestões, assim como o setor de comércio. Então, essas parcerias com instituições como a Fecomércio e entidades que atuam na área turística comercial poderão nos emprestar importantíssimos subsídios para que possamos fazer um plano de trabalho ainda melhor e mais completo”, afirma. Ele ainda destacou ainda a importância de divulgar os diversos atrativos turísticos do Estado, pouco conhecidos por turistas e a própria população do Estado.

Os candidatos também receberam a Agenda Institucional, trabalho realizado pelo Sistema Comércio com propostas de políticas públicas para o comércio de bens, serviços e turismo, um instrumento estratégico de gestão que estimula o crescimento e o fortalecimento dos setores, sobre temas prioritários para a modernização e o desenvolvimento de MS.

Vai Turismo – O programa, que teve início no ano passado, é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que visa contribuir com propostas para impulsionar o setor de turismo regional e nacional, principalmente após o impacto da pandemia da Covid-19. Em MS é realizado por meio da Fecomércio MS e do Senac MS.

Por meio de um grupo de trabalho, o programa construiu, de modo colaborativo, documentos com o objetivo de orientar os candidatos ao poder executivo e legislativo a respeito das prioridades para o desenvolvimento do turismo sustentável e ações para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico por quatro anos.

Cada estado elaborou o seu documento, que foi compilado em um único e entregue pela CNC aos candidatos à presidência, que representará as demandas do setor em nível nacional. No âmbito estadual, os representantes entregam as propostas regionalizadas aos candidatos ao governo de cada estado.

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