23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaSenador Nelsinho Trad defende medida para salvar Pantanal dos incêndios

Senador Nelsinho Trad defende medida para salvar Pantanal dos incêndios

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (10), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) defendeu a Medida Provisória 1240/24, apresentada hoje e com validade de dois meses, podendo ser prorrogada por mais dois, destacando a importância de ações coordenadas para enfrentar os incêndios no Pantanal. A MPV, que facilita o uso de aeronaves e tripulações estrangeiras em emergências, é vista como essencial para uma resposta rápida e eficaz a desastres ambientais.

Reunião com o Vice-presidente e Ministros

O senador relatou uma recente reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Para fazer uma força-tarefa de ação na tentativa de minimizar os focos de incêndio do Pantanal. E foi dada lá uma ideia de um acordo com os países que queiram ajudar o Brasil nessa questão, no sentido de disponibilizar máquinas, aeronaves, conforme o Brasil fez quando teve incêndio no Canadá, no Chile e em Portugal”, disse o senador Nelsinho Trad.

Segundo a medida, fica permitido o uso de aeronaves e tripulações estrangeiras em situações de emergência e calamidade pública, sem necessidade de acordos bilaterais prévios.

Importância

O senador destacou que antes da MP, a cooperação internacional era limitada e dependia de acordos de reciprocidade, dificultando a resposta em situações críticas. “A MPV 1240/2024 permite que possamos agir rapidamente, sem a burocracia que anteriormente atrasava nossa capacidade de resposta”, explicou o senador.

Dados Atuais sobre o Pantanal

O parlamentar também apresentou dados atualizados sobre os incêndios no Pantanal, informando que a operação na região conseguiu extinguir 55% dos focos de incêndio. “Apesar desse progresso, a área queimada de janeiro a junho já supera a de 2020, ano recorde de queimadas no Pantanal.”, alertou.

Neste mês, o senador também sobrevoou o Pantanal, onde observou de perto a destruição causada pelos incêndios. “Estou envolvido desde o início no acompanhamento e monitoramento das ações de combate aos incêndios”, afirmou.

Cooperação Internacional

Nelsinho Trad também apontou como possíveis países que poderiam contribuir com aeronaves e tripulações os da América do Norte, do Sul e Europa. “Essa cooperação pode acelerar a resposta e aumentar a eficiência no combate aos incêndios florestais”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular