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SEMINÁRIO SOBRE BOAS PRÁTICAS DESTACA TRABALHOS QUE REFORÇAM AÇÕES DA REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO

Do atendimento a migrantes nacionais e internacionais ao trabalho realizado pela Central do Cadastro Único, passando pela inclusão social de idosos por meio do entretenimento. Essas são algumas das iniciativas que fizeram a diferença na vida dos usuários das unidades da Rede de Assistência Social do município em 2022 e que estão sendo apresentadas na terceira edição do Seminário Boas Práticas na Assistência Social, que teve início nessa quarta-feira (7), no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e prossegue até esta quinta-feira (8).

Na abertura, o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes ressaltou que a SAS se transformou em um celeiro de talentos, valorizando, com o apoio da gestão municipal, os profissionais que atuam na Rede de Assistência Social do município. “Aprendemos todos os dias com esses servidores e temos orgulho de nossas equipes porque a cada ano vemos talentos surgindo com práticas exitosas que são compartilhadas com os demais colegas”, frisou.

A secretária-adjunta Inês, Mongenot agradeceu a participação dos profissionais que inscreveram os projetos no Seminário e destacou o quanto ele tem incentivado os técnicos a desenvolver um trabalho de excelência nas unidades da SAS. “É uma iniciativa que reforça o olhar da gestão em se empenhar para que possamos ter possibilidades de trabalho cada vez melhores dentro da Assistência Social.  Esses trabalhos mostram como podemos nos transformar e mudar o universo em que estamos inseridos”, pontuou.

A terceira edição do seminário acontece em alusão aos 29 anos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e tem o objetivo de apresentar trabalhos, projetos e relatos de ações executadas pela Rede de Assistência Social do município e pelas Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social em 2022.

Troféus e experiências

Neste primeiro dia do evento, foram entregues troféus às equipes que inscreveram seus projetos e tiveram o trabalho escolhido por meio de votação on-line. Entre essas ações está a da equipe do Cras Vila Gaúcha, formada pelos técnicos Ana Paula de Lima, Bethânia dos Santos Porto, Gabriela Mônaco Rondon, Lucimeire dos Santos Hohlenwerger Barros, Mirella Navarro Dias Gonçalves e pela coordenadora da unidade, Leia Guimarães.

Como a unidade está passando por reformas e precisou transferir os serviços para outro local, o grupo elaborou um plano de ação que garantisse o atendimento dos usuários de todo o território de abrangência do Cras. “Entendemos que precisávamos aperfeiçoar o contato com a rede, integrando os demais equipamentos da gestão, como as redes de Saúde e Educação”, explica a coordenadora.

Segundo ela, os técnicos saíram a campo para divulgar e levar os serviços à população, realizando visitas domiciliares. A iniciativa foi fundamental na atualização do Cadastro Único, já que as famílias não perderam os prazos estabelecidos pelo Governo Federal.

Para aproximar os usuários dos serviços, ações também foram realizadas em unidades de saúde e escolas da rede municipal, ampliando o atendimento. O resultado é que hoje o Cras é referência para entidades e associações que buscam parceria para facilitar o atendimento à comunidade.

Outro projeto reconhecido foi o elaborado por profissionais da Sirpha – Lar do Idoso, entidade cofinanciada pela Prefeitura. O trabalho desenvolvido pelos técnicos Nathalia Rocha Grabowski e Mauri da Costa Lima foi idealizado durante a pandemia para amenizar o isolamento dos idosos da unidade.

A dupla promoveu a inclusão digital com a criação de uma sala de informática e sessões de cinema como forma de terapia. O objetivo foi utilizar a arte para incrementar a capacidade funcional, autonomia e qualidade de vida de idosos.

“Como era um grupo de alto risco, eles ficaram totalmente isolados e essas ações possibilitaram o contato deles com o mundo externo, evitando quadros de depressão”, disse Nathália. O projeto continua sendo realizado e hoje contempla média de 90 idosos.

Caderno virtual

Durante o evento, a superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues apresentou o caderno virtual com o registro dos trabalhos que tiveram destaque durante a execução dos serviços desenvolvidos pelas equipes das unidades de Assistência Social do município e de Osc’s no período de 2020 a 2022.

O caderno é composto pelos 26 trabalhos inscritos para o seminário e tem o objetivo de promover a valorização do servidor.

Nesta quarta-feira foI apresentado o trabalho sobre a campanha “Não Perca Seu Benefício”, idealizado pela equipe da Central do Cadastro Único formada pelos técnicos Ana Valquíria Balbuena Leão, Claudiane Coimbra da Silva, Mayara Almeida da Silva Ferreira e Viviane Brandão e o projeto elaborado pela equipe da Uaica II formada pelos técnicos Loanda da Silva Santos e Ana Karlla Lopes, responsáveis pela prática “A importância do acompanhamento familiar após a reintegração da criança ou do adolescente”.

Na quinta-feira será a vez da equipe do Cras Guanandi apresentar as “Ações do PAIF no Atendimento às Famílias Migrantes Internacionais”. Já os profissionais da OSC Sirpha – Lar do Idoso irão mostrar o projeto “Inclusão Digital e Cinematerapia: Tecnologia assistiva, arte e entretenimento como forma de incrementar a capacidade funcional, autonomia e qualidade de vida de idosos em situação de acolhimento institucional”.

Para encerrar o seminário, a equipe do Cras Vila Gaúcha irá falar sobre “Articulação de Rede como Instrumento de Aproximação do Território: A importância do fortalecimento dos vínculos do CRAS com os equipamentos do território para a consolidação dos serviços da Proteção Social Básica” e os técnicos da UAIFA I irão apresentar o projeto “Prevenção do Suicídio – Novas Abordagens”.

No último dia a apresentação dos trabalhos será realizada das 8h15 às 11 horas, com transmissão pelo Facebook da SAS, por meio do endereço https://www.facebook.com/sascgms

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