Mais cinco estabelecimentos receberam nesta terça-feira (5) a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a partir de hoje têm a autorização para comercializarem seus produtos dentro dos estabelecimentos de Campo Grande. Com essas já são 36 empresas certificadas.
Há um ano na indústria alimentar dedicado a fabricação de embutidos de carne de porco, Everson Flack da empresa Nostra Charcuteria recebe o Selo do SIM e comemora a certificação. “Antes da Charcuteria nós tínhamos um restaurante e sentimos a necessidade de novos produtos. A charcuteria tem produção de copa, lombo defumado e maturado, salame italiano, e também o salame tipo colonial que é uma tradição de família. E com o SIM conseguimos regularizar nossas vendas para não ser informal e agora posso abranger todo o comércio de Campo Grande”, destaca ele que já tem parceiros para vender os produtos em mercados e buffets.
Com dois funcionários, Everson conta que a produção é artesanal. “Eu não tenho muito produto parado, é de acordo com a demanda. Hoje são produzidos 40 kg por vez de defumados e 30 kg de salame. Geralmente a produção é quinzenal”.
Quem também recebeu a certificação foi a Distribuidora Nazário, de fabricação de produtos cárneos. No mercado há 20 anos o estabelecimento conseguiu a renovação do SIM, como explicou o empresário Fernando Henrique Nazário. “Antes a fiscalização era realizada pela equipe de saúde e com a legislação municipal tem um órgão específico que é a Sidagro, então precisávamos deste novo Selo”.
A empresa que vem de família tem 15 funcionários registrados e 8 prestadores de serviços indiretos. “Já vendemos para mercados e açougues de grandes e pequenos portes, e agora buscamos o selo estadual onde podemos mostrar aos meus clientes nossos produtos de qualidade”.
Sobre o SIM
A empresa que trabalha com produtos de origem animal e que tem o certificado do SIM/CG possui o selo atestando que os produtos são apropriados ao consumo, isto é, não apresentam risco à saúde humana, demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.
O secretário da Sidagro, Adelaido Vila ressaltou os dados do SIM. “Atualmente 36 empresas do setor já receberam a certificação do SIM, estando aptas a produzir e comercializar seus produtos na Capital. Ano passado 20 empresas foram certificadas”. As empresas que receberam SIM nesta manhã (5) foram: Frigorífico Flor da Serra, Nazário Casa de Carnes, Nostra Charcuterie, Província Comércio de Alimentos, e Allan’s Goumert.