Moradores de vários municípios de Mato Grosso do Sul, usuários de telefonia móvel de responsabilidade da operadora Vivo estão se sentindo prejudicados devido à falta dos serviços e recorreram tanto à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho –Sedhast, como à Associação dos Procons de Mato Grosso do Sul no sentido de encaminhar solução para o problema uma vez que se sentem “ilhados” e incomunicáveis em suas cidades.
As principais reclamações vêm da região sudoeste do Estado com foco nas cidades de Jardim, Bonito e Guia Lopes da Laguna, cujos habitantes alegam que há uma semana foram suspensos os serviços e “ninguém consegue fazer uma ligação, sequer, mesmo em casos de emergência”. Não vendo saída, os consumidores têm apelado para diversos meios, entre os quais as emissoras de rádio para denunciar a anormalidade e procurar agilidade na solução da questão.
Uma das probabilidades às quais lançaram mão foi “acionar” o Procon Estadual que, por sua vez mobilizou a Associação dos Procons buscando gestões que pudessem apressar o restabelecimento dos serviços. Com isso, o órgão estadual de defesa do consumidor, por seu superintendente Marcelo Salomão, juntamente com a Associação, procurou saber junto aos responsáveis pela operadora quais as providências que vêm sendo tomadas.
Em resposta, foi informado que “em função das recentes chuvas a rede da região que é atendida via rádio, foi afetada ocorrendo ‘torção’ de torres e desalinhamento de antenas prejudicando o que chamamos de Rota de Bonito”. Ainda, conforme as justificativas, foi declarado que as equipes estão trabalhando diuturnamente quase chegando ao término do problema com o último enlace na cidade de Aquidauana” e que há a expectativa de solução acurto prazo.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS