No decorrer do mês de novembro, período em que elevado numero de empresas passaram a divulgar “ofertas” antecedendo a Black Friday, que ocorreu na sexta-feira passada, foram registradas 117 ocorrências de desrespeito aos consumidores, ou seja, cerca de 27 por cento a mais, se comparadas com o ano passado, quando foram 92 registros.
No levantamento realizado enfocando os dois anos, há que se levar em consideração a grande quantidade de problemas em relação às compras virtuais. Nesse item o Mercado Pago se destacou com sete ocorrências no ano passado e 16 este ano., seguido da Decolar.com, cujos registros chegaram a 15 no ano passado e a nove este ano.
Outros fornecedores também praticaram irregularidades nas vendas virtuais. Entre estes a 1,2,3 Viagens e Turismo Ltda, Via Varejo, Mercado Livre que juntas somaram 25 reclamações em 2 020 enquanto no ano em curso foram 29 casos. Em se tratando de negociações presenciais a Magazine Luiza ( com 43 ocorrências no mês) supera todas as outras seguida pelas Casas Bahia com 34.
A lista contem, também, as Lojas Americanas, Carrefour, Extra e Pernambucanas. Ressalte-se que esses números não se relacionam especificamente à data tida como Black Friday e sim às “promoções” que deveriam ser praticadas tendo o evento como alvo principal.
Waldemar Hozano –Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS