No final da tarde de quinta-feira, dia 4 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, participou da solenidade de posse dos procuradores municipais de Campo Grande, realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de MS.
“A ocasião me remete aos oito anos em que fui Procurador-Geral do Município. Reencontrar pessoas competentes que me auxiliaram nesse período é muito gratificante. Antes de vir, encontrei um exemplar da revista Proju em Ação, que editávamos nesse período. Folheando, percebi que alguns atos praticados foram muito importantes”, disse o Des. Sérgio Fernandes Martins.
Citando a implantação da Vara de Execução Fiscal, o magistrado lembrou que Campo Grande foi o primeiro município a ter tal vara. Foi ainda nesse período, por meio da parceria entre o Poder Judiciário e o Executivo municipal, que houve a instalação da Casa da Cidadania, atualmente o Centro Integrado de Justiça (Cijus); a implantação da Justiça Itinerante, que leva o Judiciário até a população nos bairros; as vans do Juizado de Trânsito, tendo as duas primeiras vans sido cedidas pelo Executivo Municipal para a implantação de tal modalidade de justiça.
“Trouxe aqui, não para me vangloriar, mas para demonstrar o coroamento do esforço da Procuradoria em dar agilidade nos processos com gestão e modernização, o Colar do Mérito Judiciário que recebi em dezembro de 2004, em reconhecimento às ações da Procuradoria realizadas em apoio ao Tribunal de Justiça. Essas parcerias são de grande importância para a aproximação do Judiciário sul-mato-grossense com a população e agilizaram a prestação jurisdicional. Muito me orgulha essa comenda porque mostra que vale a pena nosso esforço”, concluiu o presidente do TJ.
A prefeita Adriane Lopes, em seu discurso, ressaltou o desenvolvimento da capital e os desafios para os novos advogados do município. “Estamos vivenciando um momento de crescimento, expansão e desenvolvimento. Sei que surgirão diversas situações que deveremos ter comprometimento, nesse momento é uma alegria saber que Campo Grande adota novos filhos”, apontou.
O Procurador-Geral do Município, Alexandre Ávalo, frisou a importância do trabalho dos procuradores, principalmente durante os anos em que não houve concurso na área. “Realizar um concurso não é algo fácil e com muita honra e satisfação hoje celebramos a posse de 13 novos procuradores, efetivando o compromisso estabelecido com a sociedade campo-grandense”.
Foram empossados Arthur Leonardo dos Santos Araújo, Arthur Vieira de Oliveira Lavôr, Felipe Schaiblich Cardoso Fortes, Francisco Ivo Dantas Cavalcanti Filho, Gabriel Lázaro Paiva Rezende, Gustavo de Lucas Fiche, Jammil Holanda Freitas, Maysa Kozloski, Paulo Victor Medeiros Damasceno, Raquel da Silva Borges, Thales Emanoel Azevedo Silva, Victor Pereira Afonso e Yuri Mendes Oliveira.