24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, abril 7, 2025
InícioJustiçaPresidente do TJ disponibiliza convênio de mestrado para magistrados e servidores de...

Presidente do TJ disponibiliza convênio de mestrado para magistrados e servidores de MS

Na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, o Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, esteve em Brasília para firmar convênio com a Universidade de Girona que permitirá oferecer a magistrados e servidores do Poder Judiciário de MS programas de mestrado em Processo Penal e Garantismo, e Fundamentos da Responsabilidade Civil. Os cursos serão disponibilizados a partir de março/abril de 2024, com 30 vagas cada um.

Os mestrados terão duração de dois anos, serão oferecidos com dupla titulação das Universidades de Girona e de Gênova, e a formação será na modalidade presencial/on-line, com professores vinculados ao programa por meio da Universidade de Girona. Para que os mestrados chegassem até os integrantes da magistratura e servidores de MS, integram a parceria a Escola Judicial de MS (Ejud/MS) e o Instituto IDH.

Primeiro a falar, o diretor da Universidade de Girona, Jordi Ferrer Beltran, lembrou que esta não é a primeira vez que o Tribunal de Justiça de MS estabelece parceria com a Universidade de Girona e que os dois cursos serão oferecidos simultaneamente. Como o número anterior de magistrados a aproveitar esse tipo de capacitação foi grande, a expectativa é que as vagas sejam preenchidas rapidamente.

“Estimamos que o número de cada turma não seja muito elevado para facilitar uma estreita comunicação entre professores e alunos. Quando a formação é massiva, em alguma medida também se perde qualidade. Então esperamos que aproveitem a oportunidade oferecida para aprimorar seu conhecimento”, disse o professor.

O presidente do TJMS ressaltou que este convênio é muito significativo, principalmente porque a Universidade de Girona, além de muito respeitada, é renomada. Ele apontou que é um convênio de quatro anos, o que significa esperar que sejam oferecidas, pelo menos, quatro turmas.

“O resultado esperado é fazer com que magistrados e servidores se especializem nas duas áreas disponiblizadas: área cível, com a responsabilidade civil, e na área penal, com o garantismo, pois esses são os problemas que mais se enfrenta no judicário estadual sul-mato-grossense; que o juiz enfrenta no dia a dia”, explicou o desembargador.

O diretor-geral da Ejud/MS, Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, falou sobre a significativa importância do convênio para formação dos magistrados de MS.

“Esta parceria proporcionará atualização e conhecimento ampliados para os magistrados. Esta é a segunda vez que, por meio do Instituto IDH, estabelecemos o convênio com a Universidade de Girona. Na verdade, é uma possibilidade para que os magistrados que já têm uma formação acadêmica possam completá-la com o mestrado e o doutrado na Universidade de Gênova, que já está em andamento. É mais uma possibilidade que o TJ disponibiliza aos magistrados”, garantiu Fassa.

O diretor do Instituto IDH, Celso Panoff Philbois, agradeceu a parceria e lembrou que o TJ foi um dos primeiros a trabalhar com o IDH, quando este se instalou em MS.

Presentes à assinatura da parceria estavam o juiz auxluar da presidência do TJ Renato Antonio de Liberali; o diretor-geral da CPR, juiz Olivar Augusto Roberto Coneglian; o diretor de Planejamento do TJ, Altair Junior Anselmo Soares; o ministro Reynaldo da Fonseca (STJ), o senador Nelsonho Trad; Barbara Rezende, representando o deputado Geraldo Rezende; o advogado Raul Saboia, anfitrião da solenidade de assinatura, além de outras personalidades brasilienses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Nos conte o que está acontecendo no seu bairro

WhatsApp 24Hrs