Em reunião realizada nesta terça-feira (05), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, e a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Celeste Ítavo, discutiram possibilidades de parcerias entre o Poder Legislativo e a instituição de ensino. O objetivo é ampliar oportunidades para a juventude e fortalecer ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento da Capital.
“Aqui temos uma atuação importante dentro da política de juventude, através das atléticas. Já havia uma sintonia com a reitoria da UFMS e, agora, de forma institucional, a Câmara vem fortalecendo essa conexão com as instituições para firmar parcerias técnicas, de trabalho e de projetos. A UFMS talvez seja a instituição mais vigorosa do Estado na produção de iniciativas e conhecimento, por isso faz todo sentido essa aproximação. Em breve, vamos assinar um termo de compromisso que servirá como guarda-chuva para diversos projetos conjuntos.”, destacou Papy.
A reitora Camila Celeste Ítavo reforçou o potencial da universidade em contribuir com o Município. “Temos um time maravilhoso, um verdadeiro exército de competências à disposição de Campo Grande. Será uma honra formalizar essa parceria e trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
A UFMS oferece cerca de 80 cursos de graduação presenciais e a distância apenas no campus da Capital, além de atividades de extensão como aulas de dança, cursos de idiomas e atendimentos médicos e veterinários à comunidade.
“Tem muita novidade boa vindo por aí para o cidadão de Campo Grande — educação, capacitação para o mercado de trabalho e novos projetos que vão fazer diferença”, completou Papy.
Homenagem
Durante visita à reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Celeste Ítavo, nesta quarta-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, entregou a Medalha Marisa Serrano — honraria concedida a profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior que se destacam no município.
“É com muita alegria que entrego a Medalha Marisa Serrano à reitora Camila, uma profissional que representa a força e o compromisso da educação pública. Você merece essa homenagem que leva o nome de uma grande mulher da educação”, destacou Papy. O presidente da Casa de Leis dedicou o reconhecimento a todos os professores da UFMS, pelo trabalho de formação dos jovens campo-grandenses.
Camila Ítavo é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, com mais de 20 anos de trajetória na área. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco, mestrado em Ciência Animal pela UFMS e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Botucatu/SP).
Antes de assumir a reitoria, atuou em indústria de alimentos para animais e como Fiscal Federal Agropecuário no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Cuiabá (MT). Foi a primeira tutora do PET Zootecnia da UFMS, diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e vice-reitora da instituição. Atualmente, é reitora da UFMS, membro da Comissão de Direitos Humanos da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e consultora ad hoc do CNPq, da Capes e de periódicos científicos nacionais e internacionais.
“É uma honra receber essa medalha por indicação do vereador Papy e dos nossos representantes. Carregar o nome da professora Marisa Serrano é uma grande responsabilidade. Sou professora e amo estar na gestão da educação, compartilhando conhecimento com meus colegas e alunos da universidade”, agradeceu a reitora.



