31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioCulturaPrefeitura tem metas prioritárias para garantir desenvolvimento sustentável em Campo Grande

Prefeitura tem metas prioritárias para garantir desenvolvimento sustentável em Campo Grande

Suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das próximas gerações, ou seja, sem esgotar os recursos para o futuro, é um dos maiores desafios de toda gestão. Ser uma Campo Grande Mais Desenvolvida e Sustentável é uma das metas prioritárias da Prefeitura de Campo Grande.

Também vai ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no qual diversos países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável sem deixar ninguém para trás.

A Agenda 2030 é um plano de ação com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Para isso, a Prefeitura estabeleceu metas para as mais diversas secretarias municipais.

Trânsito e Obras

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) buscando dar mais mobilidade às pessoas, de forma a ter um trânsito mais fluido instalou ao longo dos últimos cinco anos faixas específicas para ônibus, ambulâncias e táxis. Promoveu o reordenamento viário, com a instalação de ciclovias, onda verde e semaforização em vias de grande fluxo.

Dentre as medidas ainda a serem tomadas está a reforma dos nove terminais de ônibus e a construção de mais um no Tiradentes, a requalificação de corredores de transportes e reordenamento viário com semaforização da Ria Jeribá com Av. Ministro José Arinos; da Jeribá com a Rua Raul Pires Barbosa; da Av. Ricardo Brandão com a Rua Pestalozzi e da Av. Euler de Azevedo com a Av. Mascarenhas de Moraes.

Os terminais de ônibus terão ainda implantado o serviço permanente da Guarda Civil Metropolitana levando mais segurança e tranqüilidade para todos os usuários do transporte coletivo.

Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sisep) vai pavimentar e recapear 200 km de vias em todas as sete regiões. Será implantado um novo acesso viário para o Aeroporto Internacional. Também será implantado um Centro de Controle de inundação para suporte à decisão sobre a rede de drenagem de águas pluviais urbanas e ações correlatas, além de elaborar um cadastro de drenagem da Capital.

Meio Ambiente

Outra medida importantíssima para promover o desenvolvimento, sem esgotar os recursos naturais, será a regulamentação da Lei n. 153/2021 e suas alterações pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). A lei ira permitir a concessão de benefícios tributários que estimule a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente e instituir o Programa “Campo Grande Mais Solar”.

Em consonância com este projeto, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) irá instalar equipamentos com tecnologia de captação solar para recarga de dispositivos móveis e distribuição de internet sem fio.

Esporte, lazer e turismo

Na área de esporte e lazer, a Fundação Municipal de Esporte (Funesp, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) irão promover ações para incentivas a prática esportiva como a modernização, ampliação e recuperação do Espaço Esportivo da lagoa Itatiaia e a construção de um espaço público de esporte e lazer no Distrito de Anhanduí. O Parque Consul Assaf Trad também será revitalizado.

Será incentivada a criação da rota de turismo ciclístico no Distrito de Rochedinho e criado um calendário anual de realização de ventos geradores de fluxo turístico.

Geração de emprego e renda

Para a geração de renda e de emprego o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), a Fundação Social do Trabalho (Funsat) e a Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) irão elaborar políticas de incentivos fiscais, qualificação e capacitação.

O FAC está desenvolvendo um projeto de organização, capacitação e incubação de grupos em economia solidária, cooperativismo e empreendedorismo. O Fundo ainda tem como meta aumentar em 40% o número de beneficiários das atividades de qualificação profissional.

A Funsat vai reestruturar e implantar o Programa Municipal de Microcrédito Popular para que micro e pequenas empresas possam ter capacidade de crescimento.

Já a Sidagro vai aprovar e implantar a Lei do PRODES para simplificar e agilizar e democratizar os incentivos fiscais para empresas e indústrias que queiram se instalar em Campo Grande.

Outra medida da Secretaria é construir um centro de venda de produtos alimentícios e de artesanato no Distrito de Anhanduí e contratar um estudo de viabilidade para o Terminal Intermodal de Cargas de Campo Grande. Em parceria com a Agetec, implantar um parque tecnológico e de Inovação no quadrilátero Central.

Uma nova cidade

Já a Subsecretaria de Gestão e Planejamento Estratégico da Prefeitura de Campo Grande (Sugepe) tem como meta finalizar a requalificação do Centro, onde mais de 80 quadras serão revitalizadas, como também o corredor de transporte da Rua Rui Barbosa. Requalificar a antiga rodoviária e os corredores gastronômicos da Rua José Antônio e Bom Pastor. Entre outras medidas como a requalificação da Cidade do natal e Praça da República.

Para garantir que mais pessoas sejam impactadas pelos mais diversas ações, a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov) irá articular e elaborar projetos junto às empresas privadas por meio de parcerias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular