A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizará, entre fevereiro e o início de março, uma busca ativa para incentivar a matrícula de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa faz parte das ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA e tem como objetivo ampliar a participação de jovens, adultos e idosos na escola.
Para divulgar a modalidade e facilitar o acesso à educação, técnicos da SEMED estão visitando escolas que oferecem a EJA, além de Postos de Saúde e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante as visitas, estão sendo distribuídos panfletos e instaladas faixas informativas para sensibilizar a comunidade sobre a importância da retomada dos estudos.

De acordo com Gildiney Alencar, técnico da equipe dos anos finais da SEMED, Ensino Médio e da EJA, a ação busca alcançar pessoas que desejam concluir a educação básica. “A mobilização realizada nos próximos dias tem o objetivo de captar esses alunos para que possam dar sequência aos estudos”, destacou.
A diretora da Escola Nerone Maiolino, Marcele Vilalba, explicou que as escolas organizam o atendimento em diferentes fases. “Atendemos as séries iniciais, do 4º ao 5º ano, a fase inicial 2, os intermediários, do 6º ao 7º ano, e as fases finais, que abrangem a adolescência, nosso maior público atualmente”, informou.
Além disso, Marcele ressaltou que a divulgação da EJA teve início nesta semana, nos bairros Tarsila do Amaral, Anashe, Nova Lima, Columbia e Vida Nova. A ação busca alcançar o maior número possível de estudantes que necessitam retomar os estudos.

Para Ana Dorsa, superintendente de Políticas Educacionais, a disseminação de informações sobre a EJA é essencial para garantir que mais pessoas tenham acesso à educação. “Essa é uma oportunidade de levar educação de qualidade para todas as casas e bairros de Campo Grande. A intenção é promover uma educação acessível e flexível para jovens e adultos que desejam concluir seus estudos. Neste mês de fevereiro e nas primeiras semanas de março, a equipe está trabalhando intensivamente para divulgar essa oportunidade”, enfatizou.