15.8 C
Campo Grande
quarta-feira, maio 15, 2024
InícioCoronavírusPopulação tem acesso à carteira digital de vacinal em Campo Grande

População tem acesso à carteira digital de vacinal em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), desenvolveu o documento digital de vacinação, que é disponibilizado aos usuários que se vacinaram contra a Covid-19 em Campo Grande. De forma rápida e intuitiva, o usuário tem acesso ao local de vacinação e a data sugerida para a aplicação da dose de reforço, caso ainda não tenha recebido.

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso,  explica que a carteirinha foi criada para dar ainda mais transparência ao processo de vacinação. Além disso, como muitas vezes a pessoa perde o comprovante de vacinação, o comprovante digital poderá ser salvo no celular ou ser impresso logo após a pessoa receber a primeira dose.

“Após a pessoa receber a primeira dose, poderá conferir a sua carteira digital no mesmo sistema em que ela se identificou. A ideia é que a população possa ter mais informações sobre qual vacina foi aplicada, a data e o local da vacinação e também já se programar para receber a segunda dose”

O documento estará disponível automaticamente logo após a pessoa receber a primeira dose. Para ter acesso, o usuário deve entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br e fazer o seu login preenchendo os dados de cadastro. Automaticamente os dados serão gerados e no canto inferior esquerdo é possível fazer o download do documento digital de vacinação clicando sobre o botão indicado.

Tecnologia

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande é considerado referência em organização e transparência. O bom resultado obtido até o momento é fruto de diversas estratégias adotadas pelo Município, entre elas o investimento em ferramentas tecnológicas, a exemplo do sistema de identificação prévia desenvolvido pela Agetec em parceria com a Sesau.

O cadastro prévio realizado no site vacina.campogrande.ms.gov.br ajuda a reduzir em até 10 minutos o tempo de espera a cada usuário no ato de vacinação, evitando assim filas e eventuais trasntornos e aglomerações nos pontos de vacinação.

A liberação para novos públicos serão feitas a medida em que novas doses sejam enviadas ao Município e, consequentemente, houver a ampliação do público-alv0.

Neste momento o cadastro está disponível para os seguintes públicos:Trabalhadores da SaúdeIdade a partir de 75 anosIdosos em instituições de longa permanênciaPopulação Indígena AldeadaIdade entre 65 e 74 anosDeficientes acamados com lesão medular grave acima de 18 anosPopulação Quilombola

Como se cadastrar?

1- A pessoa apta a receber a vacina acessa o endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde; 

2- Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros); 

3- Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema; 

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações. 

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular