Mesmo não admitindo disputar as eleições municipais do próximo ano, o deputado estadual aparece em um cenário com até 6,5% das intenções de voto
A 2ª rodada de pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência sobre a intenção de votos para a Prefeitura de Campo Grande em 2024, realizada no período de 4 a 11 de julho, junto a 1.200 moradores das sete regiões urbanas da Capital com 16 anos ou mais de idade, traz que o deputado estadual Coronel David (PL) é o nome mais forte da direita na disputa pelo cargo nas eleições municipais do próximo ano.
Na espontânea, por exemplo, o parlamentar está tecnicamente empatado em 8º lugar com o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), tendo 2% contra 2,25% do adversário, enquanto no primeiro cenário da estimulada Coronel David e Capitão Contar seguem empatados tecnicamente na 7ª posição com 3% para o primeiro e 3,25% para o segundo, sendo que o terceiro candidato da direita, o deputado federal Marcos Pollon (PL), está bem atrás com apenas 0,75%, e o quarto, advogado Humberto Figueiró (PRTB), é o último, com 0,25%.
Já no segundo cenário da pesquisa estimulada, quando não aparecem Capitão Contar e Marcos Pollon, o Coronel David é o 5º colocado, com 5,5% das intenções de votos, enquanto Humberto Figueiró é o último, com 0,5%. Para se ter uma ideia, no terceiro cenário da estimulada, quando não aparecem Contar, David e Figueiró, o candidato da direita, Pollon, fica em último, com apenas 1% das intenções de votos.
No quarto e último cenário do levantamento, quando não aparecem Capitão Contar, Marcos Pollon e Humberto Figueiró, o Coronel David fica em 4º lugar, com 6,5% das intenções de votos. Além disso, no quesito rejeição, o vice-líder é o ex-deputado estadual Capitão Contar, com 18,25%, perdendo apenas para o ex-governador André Puccinelli (MDB), que tem 25%, enquanto o deputado estadual Coronel David tem só 3,5% de rejeição, o deputado federal Marcos Pollon aparece com 2% e Humberto Figueiró surge com 0,5%.
Mesmo sem admitir publicamente que pode disputar as eleições municipais do próximo ano, os dados estatísticos demonstram que o Coronel David é o melhor nome para representar a direita na briga pelo cargo de prefeito da Capital em 2024. Procurado pela reportagem, o deputado estadual reforçou que ainda é cedo para se falar na sucessão municipal. “Só serei candidato se o presidente Jair Bolsonaro e o PL Nacional assim decidirem”, afirmou.
O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou 1.200 entrevistas presenciais em todas as regiões de Campo Grande, ouvindo moradores residentes com 16 anos ou mais de idade. A pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar, tendo intervalo de confiança de 95% e a margem de erro máxima estimada foi de 2,75% para mais ou para menos.