O ponto de partia será na Etapa Sul do Campeonato Brasileiro de Churrasco-Circuito 2024 no Rio Grande do Sul. O evento será realizado simultaneamente com o II Expo Churrasco que reunirá assadores consagrados de onze países mais oito estados brasileiros na cidade de Porto Alegre nos dias 20 e 21 do próximo mês de abril.
A competição é uma classificatória que vai selecionar duas equipes da América do Sul para o Campeonato Mundial a ser realizado no Uruguai. A equipe de Mato Grosso do Sul será liderada por Alisson do Nascimento especialmente convidado pela Federação Brasileira das Associações de Churrasqueiros e Chefes, uma instituição criada para promover os talentos que, cada vez mais, enriquecem e dão mais sabores a essa tradição da culinária bem como difundir a qualidade da carne brasileira para mercado mundial.
Com sua equipe Alisson Nascimento, como tem feito em muitas competições, terá a missão representar a escola pantaneira de churrasqueiros e todas suas tradições apresentando aos jurados, convidados e à população gaúcha as receitas que vem criando para valorizar os cortes, as técnicas e ingredientes típicos do Estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto aguardamos a competição vamos servir aqui uma das receitas.
COSTELA FOGO DE CHÃO
Amantes do churrasco, Alisson Nascimento do MS Carnes compartilha com todos os leitores e seguidores das redes sociais do portal campograndeinforme uma receita prática da costela de chão.
A iguaria, que já é uma grife nas festas pantaneiras e segue dando requinte em um bom churrasco e todo nosso Estado, é uma versão marcante entre muitas maneiras de assar carnes. Além de sabor diferenciado, o fogo de chão traz encantamento e requinte na hora de receber e servir os convidados em um bom churrasco.
Ingredientes
• 5 kg de costela bovina
• 5 limões
• 2 xícaras de sal grosso
• 3 cebolas picadas
• 1 cabeça alho macerado
Preparo
1. Aplique os temperos sobre a carne e deixe marinar de um dia para o outro.
2. Na manhã seguinte faça o fogo à lenha ou carvão no chão no formato desejado: círculo ou linhas paralelas.
3. Deixe o fogo brando,
4. Coloque a costela espetada no centro a uma distância de um metro do braseiro e deixe assar e defumar;
5. Esteja atento à distância entre o fogo e a carne para assar de forma lenta e uniforme.
6. O tempo de assar leva em média 6 horas.
7. Seguindo isso você chegará ao momento de ser reconhecido como um churrasqueiro.