22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíciaMinistério da Justiça reconhece GCM de Campo Grande referência para novos investimentos

Ministério da Justiça reconhece GCM de Campo Grande referência para novos investimentos

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande foi reconhecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como uma das instituições mais estruturadas e preparadas do país. O resultado faz parte do Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais, divulgado em outubro, que avaliou critérios como estrutura, efetivo, capacitação e atuação das corporações. A GCM campo-grandense está entre as que alcançaram 100% de conformidade nos indicadores analisados.

Entre as 1.238 instituições mapeadas, 678 participaram da pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo destaca a GCM de Campo Grande como 100% apta em todos os critérios avaliados pelo Ministério da Justiça, reforçando o nível de excelência da corporação no cenário nacional.

A prefeita Adriane Lopes afirmou que o reconhecimento é resultado de uma gestão que prioriza a segurança pública e a valorização dos profissionais. “Temos a segurança pública como prioridade da gestão. A existência de um regulamento disciplinar adequado, um plano de cargos e carreiras e um código de conduta consolidam a nossa Guarda como referência nacional. Esse reconhecimento sintetiza o trabalho sério e a dedicação de todos que fazem parte da corporação”, destacou.

O secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, também comemorou o resultado. “Nós aparecemos com 100% de aptidão em todas as exigências do Ministério da Justiça. Isso mostra que estamos à frente, prontos para concorrer a projetos e verbas federais. É um ponto ganho para Campo Grande”, afirmou.

De acordo com a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), a GCM cumpre todos os requisitos e normativos atualizados conforme as diretrizes dos programas e editais de chamamento público do Governo Federal. Em edições anteriores, a corporação já figurou entre as dez primeiras colocadas em programas do MJSP.

O relatório integra as ações do Programa Município Mais Seguro, lançado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que destinará R$ 171 milhões para fortalecer a segurança nos municípios, com investimentos em prevenção à violência, capacitação e tecnologias integradas.

O diagnóstico ainda aponta que os níveis mais elevados de institucionalização das Guardas Municipais estão concentrados na região Centro-Sul, com destaque para Mato Grosso do Sul, seguido de São Paulo e Mato Grosso.

Campo Grande também se diferencia por manter lei de criação, código de conduta e ingresso via concurso público — critérios que reforçam o caráter técnico e profissional da instituição. A gestão municipal destaca, ainda, a adesão da corporação a programas como Brasil Mais Seguro, Sinesp CAD 3.0, Alerta Brasil, TransfereGov e à Carteira Digital Nacional da Segurança Pública, que fortalecem a modernização e integração da GCM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular