25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCâmara MunicipalMaicon Nogueira entrega relatório que denuncia irregularidades no contrato do Consórcio Guaicurus

Maicon Nogueira entrega relatório que denuncia irregularidades no contrato do Consórcio Guaicurus

O vereador Maicon Nogueira realizou, nesta segunda-feira (20), a entrega de um relatório que reúne denúncias e indícios de irregularidades envolvendo diretores e ex-diretores do Consórcio Guaicurus e das agências municipais AGEREG e AGETRAN, responsável pela regulação e fiscalização do serviço de transporte coletivo da capital e recomenda ao poder executivo a intervenção no contrato.

Entre os principais pontos destacados no documento, está o descumprimento contratual em relação à idade da frota, que deveria ter, no máximo, cinco anos de uso, conforme previsto em contrato. No entanto, diversos veículos em circulação possuem entre oito e nove anos de utilização.

O relatório também solicita a investigação dos sucessivos pedidos de equilíbrio econômico e financeiro apresentados pela empresa, uma vez que o Consórcio vem registrando lucros acima do permitido há oito anos, sem que os reajustes contratuais tenham sido devidamente reavaliados. Bem como o fato de que o Consórcio não recolhe o ISS e, ainda assim, recebe subsídios anuais referentes às gratuidades concedidas.

Outros pontos abordados tratam da necessidade de apuração das despesas apresentadas pela empresa, que, segundo o relatório, cresceram de forma desproporcional e incluem notas fiscais não relacionadas à operação do transporte coletivo. O vereador também destaca a ausência de fiscalização efetiva e de regulação adequada por parte da Prefeitura e das agências AGEREG e AGETRAN, além de indícios de ingerência política e conflito de interesses — entre eles, o fato de que diversos ex-servidores das agências migraram para o consórcio.

O relatório foi encaminhado ao promotor da 30º Promotoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, responsável pela fiscalização do patrimônio público, com o objetivo de garantir transparência, legalidade e eficiência na gestão do transporte público de Campo Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular