As inovações promovidas pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) na modernização do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros em Mato Grosso do Sul cruzaram divisa e despertaram o interesse da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT). Com a inédita aplicação da inteligência de dados e os produtos criados a partir dessa mudança, as iniciativas da AGEMS estão se tornando referência para o estado vizinho.
Técnicos da AGER vieram conhecer detalhes de como o sistema sul-mato-grossense está se transformando. Recebidos pela Diretoria-Executiva e por técnicos da Diretoria de Transportes, os reguladores de Mato Grosso levarão a experiência local para o projeto que pretendem desenvolver.
“Nós estamos num momento de planejamento para que possamos dar os primeiros passos nesses avanços que vocês já tiveram aqui. E ter essa aula, essa troca de experiências é importante. Foram muitas dicas e nós agradecemos muito pela disponibilidade”, afirmou o gestor governamental Paulo Henrique Leite de Oliveira. Com ele, participou da visita o analista regulador Jonata Braz Marim dos Santos.
Além dessa primeira demonstração, o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis assegurou apoio para as etapas seguintes que venham a ser desenvolvidas em MT. “Podem contar conosco, estamos à disposição para auxiliar na construção de melhorias para os cidadãos de Mato Grosso, assim como estamos empenhados em garantir o melhor serviço para a população de Mato Grosso do Sul”.
CITI, paineis, sistema e aplicativo
Ao longo do dia, coordenadores e técnicos apresentaram em detalhes a implantação do Centro de Integração Técnica e Inteligência (CITI), o sistema gestor MONITORA, o aplicativo MS TRIP e o início de mais uma etapa da modernização: a instalação dos paineis informativos em terminais rodoviários.
A coordenadora do CITI, Marisa Oliveira, explicou o processo de contratação da ferramenta de tecnologia, a articulação feita com as empresas para instalação dos rastreadores nos ônibus, as inúmeras visitas a campo, a definição dos terminais aptos para os primeiros paineis e as inúmeras pesquisas e visitas a outras agências e concessionárias em âmbito estadual e federal até definir que modelo a AGEMS iria implantar.
Usuário
Outra funcionalidade que chegou para o usuário é o aplicativo MS TRIP, para consulta de linhas, horários, links para compra de passagens e oportunidade de contatar a Ouvidoria. A ferramenta já está disponível – e aberta para ser aperfeiçoada, com as contribuições de quem utiliza.
A diretora Caroline Tomanquevez afirmou que a modernização estrutural que a AGEMS está conduzindo está alinhada com a estratégia da Diretoria-Executiva de digitalizar a agência e facilitar o acesso do cidadão a um serviço de qualidade.