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terça-feira, maio 14, 2024
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Hora do Conto: projeto da Biblioteca Sesi incentiva hábito de leitura entre as crianças em MS

O projeto “Hora do Conto”, da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi, tem como objetivo incentivar o hábito pela leitura entre as crianças, aguçando a imaginação e promovendo momentos de lazer e interação para alunos e a comunidade que frequenta as unidades pelo interior do Estado. Confira um resumo de como o projeto tem sido desenvolvido pelas monitoras:

Paranaíba – As monitoras da Biblioteca Sesi receberam os estudantes da Escola Municipal Prof. Ignácio José da Silva para proporcionar um momento do projeto “Hora do Conto”. Foram dramatizadas as fábulas, e depois os alunos leram alguns livros. Na oportunidade a aluna Ana Vitória leu o livro “Macaco Danado” para todos os presentes. “Hoje ri muito com as histórias, muito legal esse momento. Adorei ter lido para meus coleguinhas e vou ler em casa para meus irmãos também”, declarou a aluna.  

Ladário – Em uma ação junto aos alunos da Escola Municipal Nelsom Mangabeira, as monitoras da Biblioteca Sesi realizam atividades de contação de histórias e artesanato com recicláveis, para proporcionar momentos de descontração às crianças e aos pais. Já na unidade da Biblioteca Sesi, as crianças estão conhecendo a obra literária de Monteiro Lobato e por meio de contação de história dos títulos do autor. 

Laguna Carapã – Em parceria com a Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos, as monitoras estão desenvolvendo o projeto “Ler é Compartilhar o Mundo”. A monitora Marta Solange procura trabalhar as principais dificuldades dos alunos relacionadas à leitura.  “Ao acompanhar a turma com a professora, percebi muita dificuldade por parte de alguns alunos. Quando o aluno termina a atividade proposta é encaminhado para outra atividade como forma de incentivo a melhorar”, contou a monitora. 

Maracaju – Os estudantes do ensino fundamental da Escola Sesi de Maracaju fizeram uma exposição sobre literatura de cordel na biblioteca escolar, onde as turmas se inspiraram para escrever poemas nesse estilo literário. A aluna Nicolly Dutra Meinerz, do 3º ano fundamental, falou sobre a experiência. “Gostei muito de ouvir e de escrever meu cordel, foi uma experiência diferente e aprendi bastante”. 

Rio Brilhante – Em uma visita ao CEI Noêmia Correia Barbosa foi realizada a interpretação da história “O Macaquinho” através do projeto “Hora do Conto”. As monitoras utilizam a contação de história para criar momentos agradáveis e confortáveis com os estudantes. 

Aos idosos do CRAS Joaldo Simões as monitoras fizeram a contação da história “O Gato Vitório”, proporcionando aos idosos momentos de lazer e diversão. Os idosos foram recepcionados com música, dinâmica com balões, roda de conversa sobre o convívio dos animais com pessoas enfermas e uma confraternização. Waldemar Gregório de Lima diz ter adorado a história. “Nossa, como foi boa a história. Eu gostei muito, me lembrei do gato que dorme comigo todas as noites e vive atrás de mim o tempo todo”. 

Sidrolândia – Para os estudantes do Reforço Escolar foi promovida uma contação de histórias sobre a vida do autor Monteiro Lobato e dos personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo. “Eu não gostava muito de ouvir histórias, mas agora já acho bem legal, descubro coisas novas com as histórias”, contou o aluno Matheus dos Santos. 

Incentivando a leitura dos estudantes da biblioteca e dos visitantes, as monitoras estão deixando à disposição o acervo de livros para que essas pessoas possam desenvolver a prática da leitura, incentivando e desenvolvendo habilidades linguísticas, interpretativas, concentração e raciocínio. 

Sonora – Os alunos e professores do CRAS Projeto Geração Alegria visitaram a biblioteca para participar do projeto “Hora do Conto”. Foram realizadas contação de história e leitura com os estudantes, as histórias contadas foram: Menina Bonita do Laço de Fita e Um Tempo do Seu Tempo. “As crianças amaram a contação e até mesmo os professores responsáveis pelos os alunos também caíram na risada, o que nos leva a crer que não temos idade certa para ouvir histórias, elas são bem vindas em qualquer idade ou momento para nos fazer sorrir, recordar, imaginar, sonhar e acreditar”, declarou a monitora Zenilda Ferreira de Quadros. 

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