30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, fevereiro 21, 2025
InícioPolíticaAssembleia LegislativaHashioka pede prioridade ao uso de massa asfáltica com material reciclável em...

Hashioka pede prioridade ao uso de massa asfáltica com material reciclável em via pública

Como forma de contribuir com a preservação ambiental, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou um projeto de lei, o qual trata da utilização de massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis e dá outras providências. O PL 30/2025 foi lido na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 19.

Na mesma esteira do PL 17/2025, também de sua autoria, que propõe a inclusão dos pneumáticos inservíveis na lei atual sobre a Política Estadual de Reciclagem de Materiais, a matéria apresentada hoje pretende diminuir o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado desse resíduo.

O texto propõe que o Estado deva utilizar, preferencialmente, massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis, observados os percentuais de mistura definidos em normas técnicas de engenharia nas obras e serviços de construção, manutenção e recuperação de vias públicas.

O artigo segundo informa que a utilização preferencial desse material deverá ser incluída nos processos licitatórios estaduais de obras que envolvam a utilização de asfalto, seguindo as normas técnicas de engenharia aplicáveis à sua composição. Se aprovada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação e valerá exclusivamente a projetos de construção, manutenção e recuperação iniciados após sua vigência.

Em sua justificativa, Hashioka explica que estudos técnicos apontam para um desempenho superior do asfalto-borracha em comparação com o asfalto convencional. “São diversas as vantagens desse material, como a maior durabilidade do asfalto, melhor aderência e segurança, redução de ruídos nas vias, e maior resistência às variações climáticas. Além de gerar empregos diretos e indiretos na cadeia de reciclagem de pneus, estimulando a circulação da economia e promovendo o desenvolvimento de novos mercados e tecnologias”, destacou o parlamentar, e concluiu: “A proposição deste projeto de lei reflete o compromisso com a sustentabilidade ambiental, com a eficiência na gestão de recursos públicos e com a segurança viária”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular