Entre os dias 25 a 28 de outubro, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR-MS) participa da VBRATA Brazilian Roadshow 2021. O evento promovido pela Visit Brazil Travel Association (VBRATA) e o Instituto Brasileiro do Turismo (EMBRATUR), tem por objetivo apresentar os destinos de diversas regiões brasileiras para agentes de viagens e operadores de turismo da Europa e promover o intercâmbio de informações e negócios.
A estratégia da ação é apresentar Mato Grosso do Sul como destino internacional de ecoturismo, turismo de aventura e natureza, ampliar e fortalecer relacionamentos e gerar oportunidades de negócios com os principais e promissores mercados emissores de turistas para o Estado: Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Paris (França) e Frankfurt (Alemanha).
Muito importante voltar a atenção ao mercado internacional, principalmente agora com a reabertura das fronteiras, com uma ação junto ao mercado emissor europeu de qualificação, promoção e apoio à comercialização é fundamental, destacou o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling. “Vamos passar por países importantes, emissores e potenciais emissores de turistas para o Mato Grosso do Sul que gostam de consumir ecoturismo e essa vai ser uma ação importante para 2022, que Mato Grosso do Sul entre também em novos mercados e se consolide nos mercados internacionais que já vem trabalhando conosco ao longo dos anos”, ressaltou.
Segundo o Anuário Estatístico de Turismo de 2020 – Ano base 2019, do Ministério do Turismo, a França foi o 6º maior emissor de turistas internacionais para o Brasil, seguido de Alemanha (7º), Portugal (9º) e Espanha (11º). No Mato Grosso do Sul, segundo o Anuário de dados turísticos do MS realizado pelo Observatório de Turismo do estado, a Alemanha é o 4º maior emissor de turistas internacionais para o estado, França o 5º e a Espanha o 9º.
No geral, em 2019, os turistas estrangeiros representaram 10,1% do total de turistas pesquisados no Mato Grosso do Sul. A pesquisa registrou turistas estrangeiros de 55 países diferentes, que visitaram 23 destinos em MS. O município de Bonito é o destino preferido destes turistas com 33,3%, seguido de Campo Grande (30,9%) e Miranda (10,5%).
Conforme a diretora de Promoção e Mercado da Fundação de Turismo, Karla Cavalcanti, durante a pandemia, a Fundação de Turismo manteve ativa a promoção internacional, participando de webinars e eventos virtuais, sempre alimentando os profissionais de empresas emissivas com informações sobre os destinos turísticos do estado. “O presente evento se configura oportunidade para consolidar relacionamentos e buscar espaço para o Mato Grosso do Sul nos portfolios internacionais num momento em que as fronteiras internacionais começam a reabrir. Esta ação compõe a estratégia da Fundação de Turismo de MS que visa consolidar e incrementar o fluxo de turistas para o Mato Grosso do Sul”, informou.
Sobre VBRATA
Associação Europeia de Operadores de Turismo Especialistas em Brasil (VBRATA – Visit Brazil) dedicada exclusivamente a promover o Brasil como destino turístico no mercado europeu. Tem como missão promover destinos turísticos internacionalmente, mapear, identificar, qualificar e promover destinos, junto ao trade turístico e público-alvo.
Raquel dos Passos – Fundação de Turismo de MS