24.8 C
Campo Grande
quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioGovernoAGEMSFiscalização da AGEMS corrige problemas na distribuição de energia na Chácara dos...

Fiscalização da AGEMS corrige problemas na distribuição de energia na Chácara dos Poderes

No bairro Chácara dos Poderes, região leste de Campo Grande, o mês de agosto está sendo de intenso trabalho de melhoria na rede de distribuição de energia elétrica. A atuação decisiva da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) está garantindo a resolução de problemas críticos no fornecimento, constatados em fiscalização.

Uma série de correções foi executada pela Energisa MS e outras estão sendo feitas, dentro do cronograma definido. O trabalho é fiscalizado pela AGEMS, para conferir se as falhas apontadas em relatório de inspeção foram adequadamente resolvidas e para garantir que as melhorias atendam aos padrões técnicos e de segurança estabelecidos.

A partir de demanda apresentada pela Associação de Proprietários e Moradores da Chácara dos Poderes, foi feito um levantamento a respeito do quantitativo e causas de interrupções de longa duração na região. Houve 902 ocorrências entre janeiro de 2021 e janeiro de 2024, sendo as principais causas a falha de equipamentos e materiais (27%), vegetação (20%) e descargas atmosféricas (19%).

Com análise de dados recebidos e inspeção in loco, a AGEMS constatou os problemas na infraestrutura da rede elétrica e as necessidades de manutenção e correção, especialmente envolvendo:

  • Vegetação excessiva, com cabos de média e baixa tensão cobertos por vegetação densa ou forçados por galhos, impedindo uma inspeção adequada e aumentando o risco de acidentes e falhas.
  • Postes danificados e desalinhados.
  • Instalações impróprias, com algumas redes localizadas em áreas particulares, o que agrava o problema de acesso e manutenção.

A partir da fiscalização, surgiram as recomendações para restaurar a confiabilidade do sistema e garantir a segurança dos residentes, com poda de vegetação, substituição de equipamentos e manutenção corretiva. A expectativa é reverter condições que geravam reclamações como as de danos a produtos perecíveis devido às constantes quedas de energia.

“Nunca havia acontecido um trabalho igual ao que a agência nos ajudou até então”, comemora o presidente da Associação, Rodrigo de Figueiredo Gonçalves. “Podas e trocas de acessórios que estavam sem reparação foram feitas. Acredito que por um bom tempo ficaremos mais tranquilos aqui no bairro”.

“O trabalho da fiscalização é esse: avaliar as demandas, verificar as condições da estrutura do sistema, alinhar com a concessionária o que precisa ser feito em prevenção e melhoria”, explica o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales. “A AGEMS monitora de perto o progresso das intervenções, para dar uma resposta rápida aos usuários e evitar futuros transtornos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular