20.8 C
Campo Grande
terça-feira, julho 5, 2022
InícioCulturaCuriosidadeFestival de Pesca de Corumbá será aberto hoje com a participação de...

Festival de Pesca de Corumbá será aberto hoje com a participação de 256 equipes

O número de inscrições fechou ontem (19) e 256 equipes participarão do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá, que será realizado a partir desta sexta-feira (20) até domingo. Promovido pela prefeitura e ACERT (Associação Corumbaense de Empresas de Turismo), o evento conta com o apoio do Governo do Estado, que destinou R$ 225 mil para promoção e cachê artístico.

Em quatro dias – de segunda-feira, 16, até ontem – o número de equipes mais que dobrou, com as inscrições limitadas a 300. O número oficial foi divulgado oficialmente na noite de ontem pela Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, responsável pela organização, após a confirmação de pagamentos de inscrição. As vagas para a prova infantil, a ser realizada no domingo, fecharam no limite: mil crianças.

A maioria dos pescadores que disputará o campeonato principal, no sábado, é de Corumbá e tem inscritos também de outras cidades do Estado, como Campo Grande e Coxim, e da Bolívia. O evento distribuirá R$ 200 mil em prêmios para o infantil e sorteios de um carro, uma moto, um barco de alumínio e dois motores de popa (de 30 e 15 HP) entre os adultos.

Cidade vibra

Para a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, Ana Cláudia Boabaid, o retorno do Festival Internacional de Pesca Esportiva consagra a região como maior polo de pesca do Estado, o maior bioma, que é o Pantanal, e as belezas do Rio Paraguai. O apoio do Governo do Estado, segundo ela, foi fundamental para a prefeitura viabilizar o projeto.

“Foram dez anos sem o campeonato, depois veio a pandemia (do coronavírus) e deixamos de realizar esse evento de grande porte, que movimenta o turismo e toda a nossa economia”, disse Ana Cláudia. “A retomada ganhou a adesão dos nossos empresários, o Governo do Estado nos apoiando, e a cidade vibra com o festival, depois de uma época de tristezas”, completa.

Apoiam ainda o evento a Marinha, Exército, Polícia Militar Ambiental (Pma) e Corpo de Bombeiros. Uma grande estrutura foi montada no Porto-Geral, com palco para shows em frente ao casario, tendas da organização e arbitragem e estandes para exposição de equipamentos náuticos das empresas patrocinadoras, na área da prainha.

Shows no porto

Realizado desde a década de 1990, esta edição do campeonato de pesca adere à inovação tecnológica e a aferição dos peixes capturados será feita online: o pescador envia um vídeo a  central instalada na prainha com imagens da medição do peixe, por meio do aplicativo Wathsapp, e confirmando uma palavra-chave, que será fornecida na largada da prova.

A abertura oficial do evento será às 19h desta sexta-feira, no palco armado na Ferradura, no Porto-Geral. Na sequência, shows com a dupla Marinho & Rafael e Levy e Banda. Durante o dia, ao lado do Chafariz, serão distribuídos os kits para as equipes. No sábado, a partir das 20h30, o palco principal terá shows do regional Evandro Campos e a dupla Munhoz e Mariano.

A prova principal do campeonato será no sábado, das 7h às 14h, numa extensão de 6 km do Rio Paraguai a partir do Farol, em frente ao Porto-Geral. O regulamento permite uso de iscas viva e artificial. Antes da largada, as embarcações serão fiscalizadas pela Marinha e Pma. No domingo, acontecerão a prova infantil, das 7h às 13h, e a Regata de Canoinha, às 9h30.

Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto da capa: Saul Schramm

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular