22.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 2, 2024
InícioPolíticaEx-senador Pedro Chaves completa 83 anos de idade dedicados à Educação e...

Ex-senador Pedro Chaves completa 83 anos de idade dedicados à Educação e à política

Ex-senador da República, o empresário e professor Pedro Chaves dos Santos Filho completa nesta quinta-feira 83 anos de vida, dos mais a maioria foi dedicada à Educação.
Um dos sete filhos dos imigrantes Pedro Chaves e Joana Mendes dos Santos, ele concluiu sua graduação e mestrado em Economia e lançou-se na vida empresarial ajudando a fundar um dos maiores conglomerados educacionais do interior do Brasil.

Esse grupo incluía, dentre outras, as instituições privadas Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal) e Mace (Moderna Associação Campo-grandense de Ensino), oferecendo educação privada em níveis infantil, fundamental, médio, superior e pós-graduação.

É irmão do industrial Henrique Bertholino Mendes dos Santos, fundador da Minaspuma S/A, Pedro Chaves também exerceu o cargo de presidente do Hospital Santa Casa de Campo Grande. Sua trajetória política começou na primeira etapa do mandato de Alcides Bernal como prefeito de Campo Grande, atuando como secretário municipal de Governo.

Foi eleito primeiro suplente do senador Delcídio do Amaral nas eleições gerais de 2010. Com a cassação de Delcídio, ocorrida em 10 de maio de 2016, Pedro Chaves foi convocado a assumir o cargo de senador em até 30 dias, vindo a tomar posse do mandato em 17 de maio do mesmo ano.

Ele deixou o Partido Social Cristão (PSC) no início de 2018, após oito anos na legenda. Ingressou no PRB como candidato a reeleição ao Senado. Porém, desistiu da disputa em agosto.

Entre seus projetos como senador está o PL 325/16, que altera o artigo 254 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para vedar ao pedestre interromper, restringir ou perturbar a circulação em via pública sem autorização do órgão ou entidade de trânsito competente, com pena de multa de R$ 3.830,80, podendo ser acrescida.

Ele também foi relator da medida provisória que reformou o ensino médio — MPV 746/2016, transformada na Lei 13.415/2017 —, Pedro Chaves disse que a norma promove a “conciliação da escola com a vida contemporânea”. Segundo ele, para relatar a MP, foram ouvidos todos os segmentos envolvidos e interessados.

Pedro Chaves ainda foi relator do projeto (PLS 174/2016), que proíbe a imposição, pelas operadoras, de limites nas franquias de internet banda larga fixa. A proposta, foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular